Relato de experiência de uma licencianda em química com a metodologia de estudo de caso: "Sobrou para o Alfredo o bagaço da cana" - experiências e vivências
Relato de experiência de uma licencianda em química com a metodologia de estudo de caso: "Sobrou para o Alfredo o bagaço da cana" - experiências e vivências
<viviane.santos.silva2018@gmail.com>
O presente trabalho buscou investigar a metodologia do Estudo de Caso (EC), um método baseado na problematização do ensino, um dos mecanismos ativos de aprendizagem que tem ganhado evidência nos últimos anos por discutir os processos de ensino e aprendizagem de um ponto de vista diferente dos habituais métodos tradicionais. Diante disso, ao longo deste trabalho, buscou-se apresentar, a partir de um relato de experiência, as premissas do método de estudo de caso, bem como a resolução de um caso proposto nas disciplinas de projetos integradores como possibilidade formativa de uma estudante de licenciatura em química da UFAL- campus Arapiraca. Especificamente, o caso trabalhado trata da reutilização da Cinza do Bagaço de Cana de Açúcar (CBCA) como suplemento para a produção de tijolos ecológicos. Em resumo, a solução para o caso baseou-se na substituição de parte do cimento usado na confecção dos tijolos por cinza de cana de açúcar na produção de tal material. Para construção de tal proposta, foi necessário realizar uma revisão bibliográfica sobre o método de estudo de caso e processo relacionado a reutilização do bagaço da cana de açúcar na literatura. Foram pesquisados 100 trabalhos que trabalharam a temática do caso, porém, ao final foi escolhido um total de 10 trabalhos publicados entre os anos de 2009 a 2020. Também foram revisados os conceitos de reações químicas, solubilidade, hidratação e desidratação, propriedades e reatividade química. A proposta de solução do caso apresentada permitiu, sob o meu olhar como licencianda, o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades formativas de pesquisa em bases de dados específicas, organização de informações, argumentação, oratória e escrita, trabalho em grupo, protagonismo, além da capacitação para o futuro exercício da docência em tempos de BNCC. Tais habilidades puderam ser validadas pela aprovação do trabalho“A Utilização do método de estudo para a aquisição de conhecimento em química dos materiais e produção de tijolo ecológico” no Congresso Nacional de Educação (CONEDU/2021), no formato de resumo expandido, bem como convite para a sua posterior publicação. Assim, o método de estudo de caso nos pareceu adequado e eficiente ao desenvolvimento de uma relação significativa entre o conteúdo e o contexto daquilo que é ensinado e o que é vivido na prática pelo aluno, trazendo avanços no processo complexo de ensino e aprendizagem.
The present study aimed to investigate the Case Study methodology (CS), a method based on the problematization of teaching, one of the active learning mechanisms that has gained prominence in recent years for discussing teaching and learning processes from a different perspective than traditional methods. Throughout this work, we sought to present, based on an experiential report, the premises of the case study method, as well as the resolution of a case proposed in integrative projects disciplines as a formative possibility for a chemistry undergraduate student at UFAL - Arapiraca campus. Specifically, the case dealt with the reuse of sugarcane bagasse ash (CBCA) as a supplement for the production of ecological bricks. In summary, the solution to the case was based on replacing part of the cement used in brick making with sugarcane bagasse ash in the production of such material. To develop this proposal, it was necessary to conduct a literature review on the case study method and the process related to the reuse of sugarcane bagasse in the literature. One hundred papers addressing the case theme were researched, but in the end, a total of 10 papers published between 2009 and 2020 were chosen. Concepts of chemical reactions, solubility, hydration and dehydration, properties, and chemical reactivity were also reviewed. The proposed case solution allowed, in my view as a student teacher, the development and enhancement of formative skills in specific database research, information organization, argumentation, public speaking, writing, teamwork, leadership, and preparation for future teaching in the context of the National Curricular Common Base (BNCC). These skills were validated by the approval of the work "The Use of the Study Method for the Acquisition of Knowledge in Materials Chemistry and Ecological Brick Production" at the National Congress of Education (CONEDU/2021) in the form of an expanded abstract, as well as an invitation for its subsequent publication. Thus, the case study method appeared to be suitable and efficient for developing a meaningful relationship between the content and the context of what is taught and experienced in practice by the student, bringing advances in the complex process of teaching and learning.
Dr. Nunes, Rafael Saraiva.
Ensino de química.
Estudo de casos.
Cana-de-açúcar.