Avaliação de usabilidade e qualidade dos sites dos cursos de graduação UFAL Campus Arapiraca

Avaliação de usabilidade e qualidade dos sites dos cursos de graduação UFAL Campus Arapiraca

Autor(a)
Santos, João Victor Vilela dos.
<joao.vilela@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
05/04/2024
Curso/Outros
Ciência da Computação
Número de folhas
43
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este estudo visa investigar características que podem prejudicar a experiência dos usuários ao usar os sites dos cursos de graduação da UFAL campus Arapiraca. À vista disso, o trabalho foi conduzido em três fases distintas: um teste de usabilidade com usuários, uma avaliação heurística (identificação do problema, local e heurística violada) e uma comparação entre os resultados obtidos através do teste com os usuários e avaliação heurística. Os resultados apontam aspectos negativos em termos de usabilidade, o que pode atrapalhar a experiência dos usuários. 

Abstract

The aim of this study was to investigate the characteristics that can impair the user experience when using the websites of the undergraduate courses at UFAL's Arapiraca campus. In view of this, the work was conducted in three distinct phases: a usability test with users, a heuristic evaluation (identification of problem, location and violated heuristics) and a comparison between the results obtained through the test with users and the heuristic evaluation. The results point to negative aspects in terms of usability, which can hinder the user experience.  

Orientador(a)
Dr. Afonso, Ricardo Alexandre.
Banca Examinadora
Dr. Barbosa, Alexandre de Andrade.
Dr. Brito, Patrick Henrique da Silva.
Palavras-chave
Usabilidade.
Sites institucionais - Usabilidade.
Usuários - Experiência.
Usabilidade - Avaliação.
Nielsen, Heurística de.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
163
Observações


Não foi possível exibir o PDF