As matrículas na educação especial de acordo com um tipo de deficiência: uma análise partir dos dados dos censos escolares

As matrículas na educação especial de acordo com um tipo de deficiência: uma análise  partir dos dados dos censos escolares

Autor(a)
Braga, Iara da Silva.
<iara.braga@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
26/03/2024
Curso/Outros
Educação Física
Número de folhas
30
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

 A evolução histórica da educação de Pessoas com Deficiência mostra como a sociedade tem progredido gradualmente em direção a uma abordagem mais inclusiva e igualitária. Os diferentes tipos de deficiência podem ter um impacto significativo no processo educativo quando existem barreiras educacionais, refletindo na independência, na participação e na qualidade da aprendizagem destes alunos. Contudo, é essencial caracterizá-los para melhor pensar sobre as políticas públicas e ações pedagógicas voltadas às especificidades desses alunos. O objetivo deste estudo foi analisar as matrículas na Educação Especial de acordo com o tipo de deficiência, a partir de uma análise dos dados dos censos escolares do ano de 2007 até ao ano de 2022. Trata-se de uma pesquisa de caráter quantitativa/documental, com dados coletados a partir das Sinopses Estatísticas da Educação Básica fornecidas pelo INEP. Os dados analisados possibilitam uma compreensão mais aprofundada dos aspectos relacionados à inclusão de Pessoas com Deficiência, altas habilidades e superdotação na Educação Básica no Brasil, onde demonstram um contínuo aumento no número de matrículas de alunos na Educação Especial, indicando o avanço de políticas públicas e esforços para promover a inclusão educacional. No entanto, ressalta-se a necessidade de reconhecer a diversidade de características e a variedade de demandas dentro do público-alvo da Educação Especial, demandando a atenção das instituições de ensino e de todos os participantes no processo educativo.

Abstract

The historical evolution of the education of people with disabilities shows how society has gradually progressed towards a more inclusive and equal approach. Different types of disability can have a significant impact on the educational process when there are educational barriers, reflecting on the independence, participation and quality of learning of these students. However, it is essential to characterize them in order to better think about public policies and pedagogical actions aimed at the specificities of these students. The aim of this study was to analyze enrollment in Special Education according to type of disability, based on an analysis of school census data from 2007 to 2022. This is a quantitative/documentary study, with data collected from the Basic Education Statistical Synopses provided by INEP. The results allow for a more in-depth understanding of the aspects related to the inclusion of People with Disabilities, High Abilities and Giftedness in Basic Education in Brazil, showing a continuous increase in the number of students enrolled in Special Education, indicating the advancement of public policies and efforts to promote educational inclusion. However, there is a need to recognize the diversity of characteristics and the variety of demands within the target audience of Special Education, requiring the attention of educational institutions and of all those involved.

Orientador(a)
Dr. Carmo, Bruno Cleiton Macedo do.
Banca Examinadora
Dr. Giudicelli, Bruno Barbosa.
Dr. Luz, Leonardo Gomes de Oliveira.
Palavras-chave
Inclusão escolar.
Educação inclusiva.
Educação - Políticas públicas.
Estudante com deficiência.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
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