Potencializando a acessibilidade no ensino de física: desenvolvimento e aplicação de recursos táteis para estudantes com deficiência visual

Potencializando a acessibilidade no ensino de física: desenvolvimento e aplicação de recursos táteis para estudantes com deficiência visual

Autor(a)
Fernandes, Juciane da Silva.
<juciane.silva@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
21/08/2024
Curso/Outros
Física
Número de folhas
61
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A eletrostática é uma área da física que muitas vezes é ensinada através de métodos visuais, o que pode gerar a exclusão de alunos com deficiência visual, diante disso, se faz necessário a inclusão de experimentos táteis para amenizar tamanha problemática, para isso, os recursos desenvolvidos tornam-se aliadas ao ensino de física. O ensino de ciências para estudantes com deficiência visual, traz apontamentos que evidenciam as dificuldades em relacionar determinados conteúdos, sabendo que a busca por uma didática inclusiva não é simples, se faz necessário estar preparado para conduzir atividades que contemplem os conteúdos trabalhados a fim de proporcionar amplo conhecimento aos estudantes com e sem deficiência visual. Desse modo, ao inserir experimentos adaptados durante uma aula de física, dispomos de uma prática educacional inclusiva, estimulando a participação ativa e o pensamento crítico dos alunos, facilitando a compreensão de conceitos que muitas vezes se tornam abstratos. Neste trabalho conduziu-se um estudo por meio de uma revisão bibliográfica voltada ao tema, assim como, as construções de recursos táteis com materiais de baixo custo e com peças produzidas por impressão 3D, bem como as suas aplicações, de forma a testar e potencializar as estratégias para otimizar o ensino de Física. Através dos kits táteis construídos, pretende-se explorar os conteúdos de eletrostática, com a abordagem de conceitos fundamentais, como cargas elétricas, campos elétricos e suas linhas de força. A aplicabilidade e eficácia desses materiais, foram avaliadas de modo a considerar não apenas sua utilidade prática e funcionalidade, mas também seu impacto na compreensão e no engajamento, com o intuito de proporcionar uma experiência educacional acessível a um público amplo. Destacando-se os resultados promissores, sendo as participações em eventos, exposições e aplicações dos recursos táteis que contribuíram de maneira crucial para o entendimento e análise da eficácia dos materiais confeccionados, no qual verificamos se eles atendiam aos objetivos do projeto, podendo auxiliar de forma correta na identificação de elementos e interpretações de conceitos físicos. 

Abstract

Electrostatics is an area of physics that is often taught through visual methods, which can lead to the exclusion of students with visual impairments. Therefore, it is necessary to include tactile experiments to alleviate such a problem. To this end, the resources developed become allies in the teaching of physics. Teaching science to students with visual impairments brings up points that highlight the difficulties in relating certain contents. Knowing that the search for inclusive teaching methods is not simple, it is necessary to be prepared to conduct activities that contemplate the contents worked on in order to provide broad knowledge to students with and without visual impairments. Thus, by including adapted experiments during a physics class, we have an inclusive educational practice, stimulating active participation and critical thinking among students, facilitating the understanding of concepts that often become abstract. This study conducted a literature review focused on the topic, as well as the construction of tactile resources with low-cost materials and parts produced by 3D printing, as well as their applications, in order to test and enhance strategies to optimize the teaching of Physics. Through the constructed tactile kits, we intend to explore the contents of electrostatics, addressing fundamental concepts, such as electric charges, electric fields and their lines of force. The applicability and effectiveness of these materials were evaluated in order to consider not only their practical usefulness and functionality, but also their impact on understanding and engagement, with the aim of providing an educational experience accessible to a wide audience. Highlighting the promising results, with participation in events, exhibitions and applications of the tactile resources that contributed crucially to the understanding and analysis of the effectiveness of the materials made, in which we verified whether they met the objectives of the project, being able to correctly assist in the identification of elements and interpretations of physical concepts. 

Orientador(a)
Dr. Lima, Emerson de.
Coorientador(a)
Dr.ª Leão, Lidiane Maria Omena da Silva.
Banca Examinadora
Dr.ª Leão, Lidiane Maria Omena da Silva.
Dr. Albuquerque, Samuel Silva de.
Palavras-chave
Recursos táteis.
Acessibilidade.
Ensino de física.
Estudantes com deficiência.
Impressão 3D.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
129
Observações


Não foi possível exibir o PDF