Educação ambiental no currículo dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas: uma análise de teses e dissertações

Educação ambiental no currículo dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas: uma análise de teses e dissertações

Autor(a)
Pereira, Marianne Martins dos Santos.
<marianne,pereira@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
24/07/2024
Curso/Outros
Mestrado Ens. e Form. de Prof. (PPGEFOP)
Número de folhas
80
Tipo
Dissertação
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Diante do agravamento das crises socioambientais, a Educação Ambiental se faz como uma importante estratégia para a sensibilização perante a problemática atual, além de disseminar conhecimentos e ser capaz de transformar e produzir novas maneiras de ver e agir no mundo. Considerando a recorrente presença dessa temática na área de Ciências Biológicas e a relevância das pesquisas sobre currículo, o objetivo da dissertação é elaborar um panorama retratando as teses e dissertações que analisaram a Educação Ambiental nos currículos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas em um recorte temporal de 2012 a 2022. Sendo assim, na compilação dos dados foi constatada a presença de 14 teses e dissertações que se enquadraram nos requisitos desta pesquisa. A análise das produções acadêmicas apresentou que a Educação Ambiental no currículo é tratada em segundo plano na formação, como: disciplinas reduzidas e, majoritariamente, optativas, pouca discussão e atividades referente às questões socioambientais e a ausência de uma perspectiva crítica. Os autores também propõem a ambientalização curricular como um caminho possível e benéfico para levar a Educação Ambiental para todos os setores da universidade, inclusive cursos de graduação. Além disso, foi constantemente referenciado que a interdisciplinaridade se configura como negligenciada dentro do espaço curricular da formação inicial de professores de Ciências Biológicas. Diante do apresentado, percebe-se que o curso de licenciatura em Ciências Biológicas enfrenta conflitos e dificuldades para proporcionar uma prática formativa sensibilizada perante as questões ambientais. Destaca-se também como necessário a presença de discussões e mudanças curriculares nesse âmbito.

Abstract

Faced with worsening socio-environmental crises, Environmental Education is an important strategy for raising awareness of current problems, as well as disseminating knowledge and being able to transform and produce new ways of seeing and acting in the world. Considering the recurring presence of this theme in the area of Biological Sciences and the relevance of research on the curriculum, the aim of this dissertation is to draw up an overview of the theses and dissertations that have analyzed Environmental Education in the curricula of Biological Sciences degree courses in a time frame from 2012 to 2022. Thus, the compilation of the data revealed the presence of 14 theses and dissertations that met the requirements of this research. The analysis of the academic productions showed that Environmental Education in the curriculum is treated in the background in training, such as: reduced and mostly optional subjects, little discussion and activities regarding socio-environmental issues and the absence of a critical perspective. The authors also propose curricular environmentalization as a possible and beneficial way to bring Environmental Education to all sectors of the university, including undergraduate programs.In addition, it was constantly pointed out that interdisciplinarity is neglected within the curriculum of initial training for Biological Sciences teachers. In view of the above, it can be seen that the degree course in Biological Sciences faces conflicts and difficulties in providing a formative practice that is sensitive to environmental issues. It also highlights the need for discussions and curricular changes in this area.

Orientador(a)
Dr.ª Oliveira, Iara Terra de.
Banca Examinadora
Dr. Araújo, Adelmo Fernandes.
Steil, Leonardo José.
Palavras-chave
Professores - Formação.
Currículo.
Ciências biológicas.
Educação ambiental.
Professores de biologia.
Programas de ensino.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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