Explorando o(s) letramento(s) nas habilidades de leitura da BNCC de Língua portuguesa
Explorando o(s) letramento(s) nas habilidades de leitura da BNCC de Língua portuguesa
<lyvya.santos@arapiraca.ufal.br>
Esta pesquisa investiga a relação entre o letramento e as habilidades de leitura preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Língua Portuguesa. A metodologia adotada consiste em uma revisão bibliográfica abrangente ancorada em autores como Marcuschi (2008), Rojo (2009), Soares (1998), entre outros, e uma análise detalhada da BNCC de Língua Portuguesa, visando identificar as habilidades esperadas para os concluintes do Ensino Fundamental. Ao cruzar esses dados, a pesquisa visa revelar como os letramentos são abordados na BNCC e como podem influenciar para o desenvolvimento das habilidades de leitura. Espera- se que os resultados contribuam para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais eficazes, promovendo uma leitura crítica e reflexiva entre os estudantes, levando em consideração a diversidade de letramentos presentes na sociedade contemporânea. Este estudo visa fornecer uma compreensão mais profunda da relação entre letramentos e habilidades de leitura, enriquecendo o debate acadêmico e prático sobre a educação linguística no contexto da BNCC de Língua Portuguesa.
This research investigates the relationship between the types of literacy and the reading skills recommended by the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) of the Portuguese Language. The methodology adopted will consist of a comprehensive bibliographic review anchored in authors such as Marcuschi (2008), Rojo (2009), Soares (1998), among others, and a detailed analysis of the BNCC of the Portuguese Language aiming to identify the reading skills. Through the detailed review of the BNCC, the established reading skills will be identified, while a literature review will address the different types of literacy. By crossing these data, the research aims to reveal how literacies are addressed in the BNCC and how they can influence the development of reading skills. It is expected that the results will contribute to the development of more effective pedagogical practices, promoting critical and reflective reading among students, considering the diversity of literacies present in contemporary society. This study aims to provide a deeper understanding of the relationship between literacies and reading skills, enriching the academic and practical debate on language education in the context of the Portuguese Language in the official document.
Matias, Maria Farias .
Linguística.
Língua portuguesa.
Base Nacional Comum Curricular (BNCC).