Caracterizando a ocorrência das aprendizagens mecânica e significativa no estudo de função quadrática e implicações

Caracterizando a ocorrência das aprendizagens mecânica e significativa no estudo de função quadrática e implicações 

Autor(a)
Dantas Filho, Antônio.
<tonidf2002@gmail.com>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
25/03/2024
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
54
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo investigar o processo de aprendizagem dos alunos do primeiro ano do ensino médio no estudo de funções quadráticas, com o propósito de identificar a prevalência da aprendizagem significativa em comparação com a aprendizagem mecânica e implicações. O problema em questão estuda em que medida há a ocorrência de aprendizagem significativa em comparação com a mecânica no estudo do conceito de funções quadráticas por parte dos alunos do primeiro ano do ensino médio segundo os preceitos teóricos de David P. Ausubel. A metodologia de pesquisa está pautada nas pesquisas de finalidade básica estratégica, como o objetivo descritivo e exploratório, com a utilização do método hipotético-dedutivo, através de uma abordagem qualitativa, fazendo uso de procedimento bibliográfico, levantamento e estudo de casos, pois essa, devido à necessidade de se coletar os dados por meio da aplicação de teste e de uma entrevista, ambos de caráter qualitativo, mostrou-se mais adequada para obtenção de resultados que firmam o objetivo. Nessa busca, este trabalho foi escrito iniciando com uma sondagem na bibliografia do que tinha disponível sobre o tema passando por a produção da hipótese e sua testagem através do teste escrito e da entrevista e por fim, com a análise dos dados coletados, onde concluímos com o resultado de que a predominância do uso de métodos de aprendizagem mecânica impactam no baixo desempenho no desenvolvimento escolar do aluno e no desenvolvimento de habilidades com a resolução de problemas que envolvem funções quadráticas, o que dificulta sua iniciativa na tomada de decisões sobre o mundo que o rodeia

Abstract

This research aims to investigate the learning process of first-year high school students in the study of quadratic functions, with the purpose of identifying the prevalence of meaningful learning compared to mechanical learning and its implications. The problem at hand examines to what extent there is the occurrence of meaningful learning compared to mechanical learning in the study of the concept of quadratic functions by first-year high school students according to the theoretical precepts of David P. Ausubel. The research methodology is based on strategic basic purpose research, such as descriptive and exploratory objectives, using the hypothetico-deductive method through a qualitative approach, employing bibliographic procedures, survey, and case studies. This approach, due to the need to collect data through the application of tests and interviews, both qualitative in nature, proved more suitable for achieving results that support the objective. In this quest, this work was written starting with a survey of the available literature on the topic, followed by the formulation and testing of the hypothesis through written tests and interviews, and finally, with the analysis of the collected data, where we concluded that the predominance of the use of mechanical learning methods impacts the low performance in the student’s academic development and in the development of skills in solving problems involving quadratic functions, which hinders their initiative in making decisions about the world around them.

Orientador(a)
Me. Porto, José Fábio Boia.
Banca Examinadora
Dr. Lima, Emerson de.
Me. Bonutti, Moreno Pereira.
Palavras-chave
Aprendizagem significativa.
Aprendizagem mecânica.
Funções quadráticas.
Matemática (Ensino médio).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
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