Explorando a geometria analítica com o GeoGebra: um relato de experiência no PIBID
Explorando a geometria analítica com o GeoGebra: um relato de experiência no PIBID
<maria.fernanda@arapiraca.ufal.br>
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) contribui para o desenvolvimento de atividades que permitem o aluno vivenciar o ensino em sua realidade. No ambiente escolar, torna-se cada vez mais necessário ao professor construir estratégias que permitam unir as novas tecnologias às aulas ministradas no cotidiano da sala de aula. Diante disso, partindo da análise teórica e da metodologia de ensino ativa, o presente trabalho tem por objetivo analisar as contribuições do uso do software matemático Geogebra no estudo da geometria analítica numa turma de 3° ano do Ensino Médio. Para isso, os alunos foram convidados a explorar o Geogebra por meio de comandos que foram dados durante uma aula síncrona e desenvolver posteriormente o roteiro da atividade que seria proposta a eles de modo assíncrono. Com base nos resultados obtidos, as vantagens em adotar essa metodologia são inúmeros, desde a maior fixação do conteúdo à facilidade em compreender o conteúdo abordado e o dinamismo nas aulas. E ainda, mostra como o PIBID contribui de maneira significante para o desenvolvimento de práticas inovadoras que corroboram para o uso significativo de tais metodologias em prol de formar professores qualificados para exercer com maestria a prática educativa em tempos de constantes mudanças e transformações.
The Institutional Program of Teaching Initiation Scholarships (PIBID) contributes to the development of activities that allow students to experience teaching in real-world settings. In the school environment, it is increasingly necessary for teachers to build strategies that integrate new technologies into everyday classroom instruction. Therefore, based on theoretical analysis and active teaching methodologies, this work aims to analyze the contributions of using the mathematical software GeoGebra in the study of analytic geometry in a 12th-grade high school class. To achieve this, students were invited to explore GeoGebra through commands given during a synchronous class and subsequently develop the activity script that would be proposed to them asynchronously. Based on the results obtained, the advantages of adopting this methodology are numerous, ranging from greater retention of content to easier understanding of the material and increased dynamism in the lessons. Furthermore, it highlights how PIBID significantly contributes to the development of innovative practices that support the meaningful use of such methodologies, aiming to train qualified teachers to masterfully practice education in times of constant change and transformation.
Me. Porto, José Fábio Boia.
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).
Ensino de matemática.
GeoGebra (Software).