O uso dos gêneros textuais digitais no ensino de português como língua materna nos anos finais do Ensino fundamental
O uso dos gêneros textuais digitais no ensino de português como língua materna nos anos finais do Ensino fundamental
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O presente texto tem por objetivo investigar, através de relatos colhidos de professores de Língua Portuguesa, como acontece o ensino através de gêneros textuais digitais em aulas de Português para alunos de língua materna dos anos finais do ensino fundamental, e se essa prática é efetiva para a ampliação da competência comunicativo-interacional dos alunos. Para fundamentar essas questões, o estudo se baseia em Antunes (2007), Marcuschi (2008, 2010), Oliveira e Mendes (2020) e Luquetti e Barroso (2020) como principais referências na apresentação das concepções e nas análises e reflexões do tema abordado. Por se tratar de uma área essencialmente interdisciplinar, a pesquisa seguiu premissas da Linguística Aplicada para relacionar o espaço cultural digital em sala de aula no ensino e aprendizagem do Português como língua materna. Em termos de métodos de pesquisa, seguindo os princípios de Leffa (2006), foi decidido trabalhar com o estudo de caso, por focar na exploração e descrição detalhada do tema em questão. Quanto ao tipo, optou-se pela pesquisa qualitativa, e, para compor o corpus, foi utilizado um questionário semiestruturado, com perguntas fechadas e abertas. No final da pesquisa, analisando os diferentes níveis de experiências e as distintas estratégias e percepções, foi constatado que os colaboradores reconhecem o potencial dos gêneros textuais digitais para aprimorar a aprendizagem, no entanto, enfrentam desafios para sua implementação no ensino de Língua Portuguesa.
This paper aims to investigate, through reports collected from Portuguese language teachers, how teaching happens through digital textual genres in Portuguese classes for native language students in the final years of elementary school and whether this practice is effective for expanding students' communicative-interactional competence. To substantiate these questions, the study was based on Antunes (2007), Marcuschi (2008, 2010), Oliveira; Silva; Mendes (2020), and Luquetti, Barroso (2020) as main references in the presentation of the concepts and in the analysis and reflections on the topic under consideration. As it is an interdisciplinary area, the research followed the premises of applied linguistics to relate the digital cultural space in the classroom to the teaching and learning of Portuguese as a first language. To conduct qualitative research, we use the case study method, according to the principles of Leffa (2006), which explores and describes in detail the topic in question, as sought in this work. We use a semi-structured questionnaire, with closed and open questions, to compose the corpus. With the analyzes, we know that collaborators recognize the potential of digital textual genres to improve learning; however, they face challenges in implementing them in Portuguese language teaching.
Dr.ª Mendes, Karla Renata.
Ensino e aprendizagem.
Gêneros textuais digitais.