Práticas pedagógicas no processo de ensino da leitura no 3º ano do Ensino fundamental de uma escola da cidade de Feira Grande - Alagoas

Práticas pedagógicas no processo de ensino da leitura no 3º ano do Ensino fundamental de uma escola da cidade de Feira Grande - Alagoas

Autor(a)
Santos, Letícia Vitor dos.
<leticiatimaoo@gmail.com>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
08/02/2024
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
38
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Ao propor discutir sobre o ato de ler, é necessário entender que não se limita a um processo simples, por envolver operações cognitivas, afetivas e motoras. Além disso, nessa ação podemos incluir os usos das estratégias de leitura para compreensão do que é lido. Para desenvolver essa discussão, o trabalho tem como objetivo analisar a “prática pedagógica de uma professora em relação ao ensino de leitura nos anos iniciais”. Para tanto, foi utilizado pesquisa de cunho qualitativo, através do embasamento metodológico do estudo de caso, por se tratar de uma sala de aula do 3o ano do ensino fundamental. Durante este estudo, foi possível perceber as dificuldades iniciais das crianças em decodificar palavras demonstrando um atraso para se tornarem leitores fluentes. Podemos considerar que a prática de leitura em sala de aula se aplicou como processo de memorização das palavras, oralização do texto sem utilização das estratégias de leitura.

Abstract

By proposing to discuss the act of reading, we seek to understand that it is not limited to a simple process, as it involves cognitive operations. Furthermore, in this action we can include the uses of reading strategies to understand what is read. To develop this discussion, the work aims to analyze the “pedagogical practice of a teacher in relation to teaching reading in the initial years”. To this end, qualitative research was used, through the methodological basis of the case study, as it was a 3rd year elementary school classroom. During this study, it was possible to notice children's initial difficulties in decoding words, demonstrating a delay in becoming fluent readers. We can consider that the practice of reading in the classroom was applied as a process of memorizing words, analyzing the text without using reading strategies for understanding.

Orientador(a)
Dr.ª Santos, Marta Maria Minervino dos.
Banca Examinadora
Dr.ª Silva, Janaíla dos Santos.
Me. Santos Júnior, Júlio Bispo dos.
Palavras-chave
Educação.
Prática pedagógica.
Leitura - Estudo e ensino.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
77
Observações


Não foi possível exibir o PDF