Os números irracionais e sua transposição didática na educação básica
Os números irracionais e sua transposição didática na educação básica
<carlos.sousa@arapiraca.ufal.br>
Tendo em vista a importância dos números irracionais na educação básica, pesquisa-se sobre sua transposição didática em sala de aula, a fim de analisar como os livros de matemática abordam os números irracionais. Para tanto, é necessário conhecer os conjuntos numéricos, em particular, os números irracionais e como podemos trabalhá-los nas escolas. Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica de livros, artigos e dissertações voltados ao estudo dos números irracionais e à educação. Diante disso, verifica-se que os números irracionais podem ser confundidos com números racionais e que os livros didáticos não se preocupam em demonstrar a irracionalidade de números irracionais, o que impõe a constatação de que o conceito de números irracionais deve ser aceito intuitivamente.
Bearing in mind the importance of irrational numbers in basic education, research is carried out on their didactic transposition in the classroom, in order to analyze how mathematics books approach irrational numbers. To do so, it is necessary to know numerical sets, in particular, irrational numbers and how we can work with them in schools. A bibliographical search of books, articles and dissertations focused on the study of irrational numbers and education is then carried out. Given this, it appears that irrational numbers can be confused with rational numbers and that textbooks are not concerned with demonstrating the irrationality of irrational numbers, which imposes the observation that the concept of irrational numbers must be accepted intuitively.
Me. Bonutti, Moreno Pereira.
Educação básica.
Números irracionais.
Irracionalidade.