Aplicações das teorias da administração na atualidade
Aplicações das teorias da administração na atualidade
<crislane.santos@arapiraca,ufal.br>
As micro e pequenas empresas representam um dos principais pilares de sustentação da economia brasileira, tanto pela geração de empregos como pelo grande número de estabelecimentos instalados. O impacto do novo Corona vírus reflete na economia, na sociedade, na saúde, nos serviços, nos comércios, e como não poderia ser diferente, nas empresas. A covid-19 vem trazendo mudanças nos negócios e no modo como os consumidores se comportam, estes são obrigados a mudar seus hábitos por conta da atual realidade e as empresas por sua vez, precisam criar ou adaptar estratégias de modo a buscar novos meios para atender as exigências do mercado. Com isso, o objetivo deste trabalho é analisar as estratégias organizacionais nas empresas durante a pandemia a partir das teorias comportamental, neoclássica e contingência. Esta pesquisa classifica-se como bibliográfica e exploratória, baseada especialmente na leitura de livros, artigos científicos, teses e revistas com o intuito de investigar e apresentar as teorias comportamental, neoclássica e contingencial observando a sua evolução e adaptabilidade, principalmente durante e pós pandemia, podendo ser ampliada em qualquer tipo de organização. Para análise e discussão dos resultados, foram divididas categorias fundamentadas nos objetivos específicos e base teórica sobre os temas apresentados neste trabalho. Os resultados evidenciam que com a pandemia e o cenário de mudança, as organizações tiveram que se adaptar às diretrizes do governo para o combate ao Corona vírus, assim algumas empresas tiveram queda do faturamento e no resultado. Houve dificuldade por parte da empresa em manter os pagamentos em dia, parte delas teve aumento dos custos com pessoal, impostos, energia elétrica, entre outros. Nota-se que os principais impactos ocasionados pela crise decorrente da pandemia sobre a maioria das empresas foram negativos, entre eles estão a queda do faturamento, mudança na forma de funcionamento da empresa, aumento dos custos fixos e variáveis, afastamento de funcionários, redução da jornada de trabalho, entre outros. Ainda assim, algumas das empresas tiveram impacto positivo, se considerarmos que houve aumento do faturamento.
The large and small companies represent one of the main bases of the brazilian’s economy, through job creation and the growth of enterprises. The impact of the new CoronaVirus reflects on the economy, society, health, on the services, on trade and how it cannot be different, on the companies. The COVID-19 has been bringing changes to the business and the consumers' behaviors, they are forced to change their habits in front of the reality and the company's needs to create or adapt strategies searching new ways to attend the trade requirements. The objective of this article is to analyze the companies organization's strategies during the pandemic from behavioral theories, neoclassical and contingency. This research is classified as bibliographic and exploratory, based specifically on readings of books, scientific articles, teses and magazines with the objective of investigating and introducing the behavioral theories, neoclassical and contingency observing the evolution and adaptability, especially during and after the pandemic, being able to be enlarged in different type of organization. To analyze and discuss the results, fundamental categories were divided on specific objectives and theory bases about the themes approached in this article. The results show that with the pandemic and the change scenario, the organizations had to adapt to the government's requirements to the fight against coronavirus, in that way some companies have fallen on the income and on the results. There were difficulties though for the company to keep the payments regular, part of them had increased with the cost with the people, taxes, electric bills, etc. it is notable that the mainly impacts occurred through the pandemic derivative crisis about the companies was negative, between them are the fallen of the income, changes on the working ways, increase of the costs, dismissing employees, reduction of the work journey, etc. However, some companies had positive impacts, if it is considerable the had income of the billing.
Ma. Souza, Emanuelle de Sales Oliveira.
Estratégias organizacionais.
Micro e Pequenas Empresas (MPE) - Gestão.