“Escrever é para mulheres como nós?” As múltiplas nuances da maternidade solo e a fotonarrativa como ferramenta metodológica no Pesquisarcom

“Escrever é para mulheres como nós?” As múltiplas nuances da maternidade solo e a fotonarrativa como ferramenta metodológica no Pesquisarcom

Autor(a)
Silva, Karen Lauren Monteiro.
<_karen.silva@delmiro.ufal.com> Oliveira, Sarla Silva de.
<sarlaoliveiras@gmail.com>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
14/12/2022
Curso/Outros
Psicologia (U. E. Palmeira dos Índios)
Número de folhas
112
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Resumo

Resumos são recortes de um todo que é grandioso: as vivências de duas mães solo situadas em uma comunidade rural Quilombola e em um Assentamento do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A escolha pelo território partiu da compreensão de que as mães residentes nestas comunidades rurais alagoanas estão mais expostas às afetações políticas e sociais; quanto aos preconceitos, machismo e outras construções históricas de poder que lhes reservam o lugar de submissão. Baseando-se na metodologia do PesquisarCOM foram elaborados os métodos: FotonarrarCom e NarrarCom, para guiar toda a pesquisa. Estes métodos possibilitaram desenvolver escritas subversivas, feitas a mais de quatro mãos — nós, as mães solo e suas(eus) filhas(es). Trilhamos momentos com cada uma das mães em suas rotinas diárias, almejando compreender as singularidades das suas maternidades, buscando saber se fazia sentido para elas a proposta da pesquisa e por onde seriam os caminhos trilhados a partir dela. Apresentamos os termos éticos que regem os trabalhos acadêmicos: Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e o Termo de autorização do uso de imagem, mas também assumimos compromissos éticos e políticos que ultrapassam esses termos. Nas etapas seguintes ocorreram enComtros em grupo regados por narrativas orais e Fotonarrativas, em um constante movimento autônomo e coletivo. Por fim, nos reunimos com as mães para a elaboração das (re)significações das Fotonarrativas tiradas durante toda a pesquisa. O estudo sobre as narrativas compartilhadas foi feito com base na Análise Temática (AT); de início nos reunimos novamente para apresentar e selecionar as narrativas orais e as Fotonarrativas que iriam na composição deste trabalho. As narrativas foram divididas em dois eixos de análise: 1) O que é Estar mulher e mãe?, o qual abarca: Enquadramentos da maternidade; Realização a partir da realização das(os/es) filhas(os/es); Sobrecarga e solidão; Questão socioeconômica e Ausência paterna; e 2) O EnComtro, que tem em sua composição: Rememorar-Reconectar e O EnComtro produz algo novo. Por fim, compreendeu-se que o não rompimento com o modelo idealizado de Estar mãe, pautado também pela presença da figura que performa a masculinidade, gera processos de invisibilidade e negação da existência de mães solo e de seus modos de vida. Tais processos ainda são potencializados a depender do território e dos elementos que o caracterizam. Além disso, a utilização do FotonarrarCom e NarrarCom, enquanto ferramentas metodológicas, possibilitou cultivar um Solo coletivo e plural neste trabalho.

Abstract

Summaries are clippings of a grandiose whole: the experiences of two solo mothers located in a rural Quilombola community and in a Landless Rural Workers Movement (MST) settlement. The choice for the territory was based on the understanding that mothers residing in these rural communities in Alagoas are more exposed to political and social influences; regarding prejudices, misogyny and other historical constructions of power that reserve a place of submission for them. Based on the ResearchWITH methodology, the following methods were elaborated: FotonarrateWITH and NarrateWITH, to guide the entire research. These methods made it possible to develop subversive writings, made by more than four hands — us, the single mothers and their daughters. We took moments with each of the mothers in their daily routines, aiming to understand the singularities of their motherhoods, trying to find out if the research proposal made sense to them and where would be the paths taken from it. We present the ethical terms that govern academic work: Free and Informed Consent Term (TCLE) and the Image Authorization Term, but we also assume ethical and political commitments that go beyond these terms. In the following stages, there were group meetings based on oral narratives and photonarratives, in a constant autonomous and collective movement. Finally, we met with the mothers to elaborate the (re)significations of the Photonarratives taken throughout the research. The study of shared narratives was based on Thematic Analysis (TA); at first, we met again to present and select the oral narratives and Photonarratives that would go into the composition of this work. The narratives were divided into two axes of analysis: 1) What is being a woman and a mother? which includes: Frameworks of motherhood; Achievement based on the realization of the daughters and sons; Overload and loneliness; Socioeconomic issue and father absence; and 2) The Meeting: “Women united are more warriors.”, which has in its composition: remembering-reconnecting and The meeting produces something new. Finally, it was understood that not breaking with the idealized model of Being a mother, also guided by the presence of the figure that performs masculinity, generates processes of invisibility and denial of the existence of single mothers and their ways of life. Such processes are still potentiated depending on the territory and the elements that characterize it. In addition, the use of FotonarrateWITH and NarrateWITH, as methodological tools, made it possible to cultivate a collective and plural Solo in this work.

Orientador(a)
Dr. Fernandes, Saulo Luders.
Banca Examinadora
Dr. Santos, Antonio César de Holanda.
Ma. Barbosa, Lidiane dos Santos.
Palavras-chave
Maternidade.
Movimentos sociais.
Comunidade quilombola.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSPI.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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