As representações da mulher em discursos de músicas brasileiras: uma análise linguístico-crítica
As representações da mulher em discursos de músicas brasileiras: uma análise linguístico-crítica
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Este artigo tem como finalidade apresentar reflexões acerca dos elementos crítico-linguísticos referentes às representações de atores sociais materializados em textos musicais dos estilos Pop e MPB, bem como se instaura o poder hegemônico na sociedade por meio da mídia musical. Nesse sentido, tem como objetivo analisar como as representações da mulher se constituem nessas músicas brasileiras. Entende-se discurso como prática social da linguagem que se voltanãosomenteaosaspectoseconômicose políticos, mastambémaosdecaráter cultural e ideológico. Fundamenta-se em Fairclough (2001), Resende e Ramalho (2006), Batista Júnior., Sato e Melo (2018) entre outros. A metodologia adotada é qualitativa, seguindo os estudos de Paiva (2019). O corpus de análise foi composto pelas canções “Geni e Zepelim”, de Chico Buarque e “Péssimo Negócio”, de Dilsinho, oriundo de um projeto de pesquisa (PIBIC). As análises apontaram que o estilo musical atua como uma produção social de sentido que contribui para a produção e reprodução de ideologias, denunciando ou reforçando discursos discriminatórios e patriarcais que, por sua vez, são constituintes da representação de atores sociais, sobretudo, da representação da mulher na sociedade.
Dr.ª Mendes, Karla Renata.
Atores sociais - Representação.
Discurso musical.