Os empecilhos no processo de formação continuada docente em escolas públicas de Palmeira dos Índios - AL
Os empecilhos no processo de formação continuada docente em escolas públicas de Palmeira dos Índios - AL
<paulo.aguiar@arapiraca.ufal.br>
O presente trabalho buscou contribuir com a discussão dos percalços e caminhos que ceifam, aos poucos e de forma contínua, a motivação docente em aprimorar seus conhecimentos para assim contribuir com uma educação atual, inclusiva e inovadora. Desta forma, foi catalogado os principais empecilhos que atuam diretamente na erosão do aperfeiçoamento científico destes profissionais de ensino, além dos motivos conhecidos, como: má remuneração, carga horária elevada, péssimas condições de trabalho, tempo de contribuição elevado, desgaste físico e psicológico, entre outros. Este trabalho buscou mapear acontecimentos que possam contribuir com a desmotivação na realização da formação continuada e com os dados qualiquantitativos obtidos por meio de questionário foi traçado um perfil de fatores e apurado que a realidade dos profissionais da educação das escolas públicas de Palmeira dos Índios impacta, diretamente, na qualificação e aperfeiçoamento destes profissionais que não conseguem continuar realizando atividades acadêmicas após suas formações.
This work sought to contribute to the discussion of the setbacks and paths that gradually and continuously reap teachers' motivation to improve their knowledge in order to contribute to current, inclusive and innovative education. In this way, the main obstacles that act directly in the erosion of the scientific improvement of these teaching professionals were catalogued, in addition to the known reasons, such as: poor pay, high workload, terrible working conditions, long contribution time, physical and psychological exhaustion, between others. This work sought to map events that could contribute to demotivation in carrying out continuing education and with the qualitative and quantitative data obtained through a questionnaire, a profile of factors was drawn up and it was determined that the reality of education professionals in public schools in Palmeira dos Índios impacts, directly, in the qualification and improvement of these professionals who are unable to continue carrying out academic activities after their training.
Ma. Oliveira, Marília Gabriela Ferreira de Miranda.
Professores - Formação continuada.
Educação.