O uso das tecnologias no ensino-aprendizagem da matemática em escolas públicas de Arapiraca e Craíbas
O uso das tecnologias no ensino-aprendizagem da matemática em escolas públicas de Arapiraca e Craíbas
<rodrigorenato31@gmail.com>
A matemática é importante e a tecnologia pode melhorar o
ensino. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar a influência do
uso das tecnologias digitais no ambiente escolar frente aos atuais desafios no
processo de ensino-aprendizagem relacionados à Matemática. Para alcançar esse
objetivo geral, traçamos os seguintes objetivos específicos: identificar as
principais tecnologias educacionais disponíveis que são utilizadas no ensino;
entender os elementos no processo de ensino e aprendizagem em matemática;
analisar o uso de tecnologias por professores de matemática da educação básica
da rede pública de Arapiraca e Craíbas. A metodologia utilizada foi a de
pesquisa bibliográfica e de campo, sendo esta última realizada entre dezembro
de 2023 e janeiro de 2024, através da aplicação de um questionário online (via Google
Forms) com 16 questões (7 fechadas e 9 abertas), com o objetivo foi colher
informações sobre o uso das tecnologias e sua disponibilidade, tendo como
público-alvo, professores de Matemática do ensino fundamental e médio de
escolas públicas nos municípios de Arapiraca e Craíbas. Os dados coletados
foram analisados por
meio de estatística descritiva utilizando o Excel na construção de tabelas e
gráficos para melhorar a interpretação e leitura dos resultados. Como
resultados, foi possível perceber a falta de estrutura física e equipamentos
nas escolas pesquisadas para que os docentes pudessem fazer o uso pleno das
tecnologias em sala de aula; com isso, verificou-se que muitos optavam por
utilizar recursos próprios e os dados móveis do aparelho celular como forma de
poder oferecer essa experiência aos alunos; também viu-se que alguns optavam
por utilizar jogos lúdicos e materiais recicláveis, enquanto outros ficavam
restritos somente ao uso do quadro e livros. Além disso, percebeu-se a falta de
capacitação ofertada pelas secretarias de educação, fazendo com que o educador
procurasse aprender a manusear as ferramentas tecnológicas por conta própria.
Por fim, houve uma opinião unânime entre todos os entrevistados: o uso de
ferramentas tecnológicas no ensino da matemática melhora a capacidade de
resolução de problemas pelos discentes; algo visto nos resultados de avaliações
bimestrais dos conteúdos feitas pelos professores, o que corrobora com o referencial
teórico que fundamentou esse trabalho. Dessa forma, evidenciou-se a importância
das tecnologias educacionais empregadas no processo de ensino e aprendizagem
como uma forma de tornar a matemática mais atrativa e menos difícil para os
alunos. Também ficou evidente a necessidade de investimentos públicos em
infraestrutura e na capacitação dos professores.
Mathematics is important and technology can improve
teaching. Thus, the present work
aims to analyze the influence of the use of digital technologies in the school
environment in light of current challenges in the teaching-learning process
related to Mathematics. To achieve this general objective, we set out the
following specific objectives: identify the main available educational
technologies that are used in teaching; understand the elements in the teaching
and learning process in mathematics; analyze the use of technologies by mathematics
teachers in basic education in the public schools of Arapiraca and Craíbas. The
methodology used was bibliographic and field research, the latter being carried
out between December 2023 and January 2024, through the application of an
online questionnaire (via Google Forms) with 16 questions (7 closed and 9
open), with the The objective was to collect information about the use of
technologies and their availability, with the target audience being primary and
secondary mathematics teachers from public schools in the municipalities of
Arapiraca and Craíbas. The collected data was analyzed using descriptive
statistics using Excel to create tables and graphs to improve the
interpretation and reading of results. As a result, it was possible to notice
the lack of physical structure and equipment in the schools researched so that
teachers could make full use of technologies in the classroom; As a result, it
was found that many chose to use their own resources and mobile data from their
cell phones as a way of offering this experience to students; It was also seen
that some chose to use playful games and recyclable materials, while others
were restricted to only using the board and books. Furthermore, there was a
lack of training offered by education departments, causing educators to try to
learn how to use technological tools on their own. Finally, there was a
unanimous opinion among all interviewees: the use of technological tools in
teaching mathematics improves students' ability to solve problems; something seen
in the results of bimonthly assessments of content carried out by teachers,
which corroborates the theoretical framework that supported this work. In this
way, the importance of educational technologies used in the teaching and
learning process was highlighted as a way of making mathematics more attractive
and less difficult for students. The need for public investment in
infrastructure and teacher training was also evident.
Me. Porto, José Fábio Boia.
Matemática - Ensino e aprendizagem.
Docência.