O uso das tecnologias no ensino-aprendizagem da matemática em escolas públicas de Arapiraca e Craíbas

O uso das tecnologias no ensino-aprendizagem da matemática em escolas públicas de Arapiraca e Craíbas

Autor(a)
Araújo, Rodrigo Renato de.
<rodrigorenato31@gmail.com>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
03/04/2024
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
38
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A matemática é importante e a tecnologia pode melhorar o ensino. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar a influência do uso das tecnologias digitais no ambiente escolar frente aos atuais desafios no processo de ensino-aprendizagem relacionados à Matemática. Para alcançar esse objetivo geral, traçamos os seguintes objetivos específicos: identificar as principais tecnologias educacionais disponíveis que são utilizadas no ensino; entender os elementos no processo de ensino e aprendizagem em matemática; analisar o uso de tecnologias por professores de matemática da educação básica da rede pública de Arapiraca e Craíbas. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica e de campo, sendo esta última realizada entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024, através da aplicação de um questionário online (via Google Forms) com 16 questões (7 fechadas e 9 abertas), com o objetivo foi colher informações sobre o uso das tecnologias e sua disponibilidade, tendo como público-alvo, professores de Matemática do ensino fundamental e médio de escolas públicas nos municípios de Arapiraca e Craíbas. Os dados coletados foram analisados por meio de estatística descritiva utilizando o Excel na construção de tabelas e gráficos para melhorar a interpretação e leitura dos resultados. Como resultados, foi possível perceber a falta de estrutura física e equipamentos nas escolas pesquisadas para que os docentes pudessem fazer o uso pleno das tecnologias em sala de aula; com isso, verificou-se que muitos optavam por utilizar recursos próprios e os dados móveis do aparelho celular como forma de poder oferecer essa experiência aos alunos; também viu-se que alguns optavam por utilizar jogos lúdicos e materiais recicláveis, enquanto outros ficavam restritos somente ao uso do quadro e livros. Além disso, percebeu-se a falta de capacitação ofertada pelas secretarias de educação, fazendo com que o educador procurasse aprender a manusear as ferramentas tecnológicas por conta própria. Por fim, houve uma opinião unânime entre todos os entrevistados: o uso de ferramentas tecnológicas no ensino da matemática melhora a capacidade de resolução de problemas pelos discentes; algo visto nos resultados de avaliações bimestrais dos conteúdos feitas pelos professores, o que corrobora com o referencial teórico que fundamentou esse trabalho. Dessa forma, evidenciou-se a importância das tecnologias educacionais empregadas no processo de ensino e aprendizagem como uma forma de tornar a matemática mais atrativa e menos difícil para os alunos. Também ficou evidente a necessidade de investimentos públicos em infraestrutura e na capacitação dos professores.

Abstract

Mathematics is important and technology can improve teaching. Thus, the present work aims to analyze the influence of the use of digital technologies in the school environment in light of current challenges in the teaching-learning process related to Mathematics. To achieve this general objective, we set out the following specific objectives: identify the main available educational technologies that are used in teaching; understand the elements in the teaching and learning process in mathematics; analyze the use of technologies by mathematics teachers in basic education in the public schools of Arapiraca and Craíbas. The methodology used was bibliographic and field research, the latter being carried out between December 2023 and January 2024, through the application of an online questionnaire (via Google Forms) with 16 questions (7 closed and 9 open), with the The objective was to collect information about the use of technologies and their availability, with the target audience being primary and secondary mathematics teachers from public schools in the municipalities of Arapiraca and Craíbas. The collected data was analyzed using descriptive statistics using Excel to create tables and graphs to improve the interpretation and reading of results. As a result, it was possible to notice the lack of physical structure and equipment in the schools researched so that teachers could make full use of technologies in the classroom; As a result, it was found that many chose to use their own resources and mobile data from their cell phones as a way of offering this experience to students; It was also seen that some chose to use playful games and recyclable materials, while others were restricted to only using the board and books. Furthermore, there was a lack of training offered by education departments, causing educators to try to learn how to use technological tools on their own. Finally, there was a unanimous opinion among all interviewees: the use of technological tools in teaching mathematics improves students' ability to solve problems; something seen in the results of bimonthly assessments of content carried out by teachers, which corroborates the theoretical framework that supported this work. In this way, the importance of educational technologies used in the teaching and learning process was highlighted as a way of making mathematics more attractive and less difficult for students. The need for public investment in infrastructure and teacher training was also evident.

Orientador(a)
Dr.ª Nomeriano, Aline Soares.
Banca Examinadora
Ma. Honorato, Agda Isabele Gonsalves.
Me. Porto, José Fábio Boia.
Palavras-chave
Tecnologia educacional.
Matemática - Ensino e aprendizagem.
Docência.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
38
Observações


Não foi possível exibir o PDF