A arte do contato: uma análise da obra o pequeno príncipe a partir da gestalt - terapia

A arte do contato: uma análise da obra o pequeno príncipe a partir da gestalt - terapia

Autor(a)
Barbosa Neto, José.
<psibarbosa@gmail.com> Oliveira, Juhlly Araújo de.
<juhlly.a@gmail.com>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
28/10/2024
Curso/Outros
Psicologia (U. E. Palmeira dos Índios)
Número de folhas
73
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Resumo

Este trabalho se debruçou no estudo da obra literária O Pequeno Príncipe de Saint-Exupéry, tendo como referencial teórico a Gestalt-terapia. Visou correlacionar a Literatura e a Psicologia, destacando as contribuições de uma para a outra, tendo como foco principal discutir os conceitos gestálticos identificados no livro. Sendo assim, o objetivo geral foi analisar a obra O Pequeno Príncipe a partir da Gestalt-terapia, e os objetivos específicos foram: apresentar as contribuições da Literatura para a Psicologia; identificar conceitos da abordagem gestáltica na obra O Pequeno Príncipe; e analisar trechos da obra a partir do referencial teórico. No que concerne aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, explicativa, exploratória e documental, que analisou o texto de Saint-Exupéry por meio do método da análise de conteúdo de Bardin, resultando na elaboração de sete temáticas (categorias de análise). Ao longo das discussões dos resultados, evidenciamos alguns conceitos gestálticos, sendo eles: percepção, figura e fundo, parte e todo, liberdade, responsabilidade, contato, aqui-agora, ajustamento criativo e awareness. A partir dessas reflexões, enfatizamos que o contato com a literatura gera uma ampliação da percepção e um processo de transformação, como a abertura ao novo, o olhar com sensibilidade, o resgate de si e o estabelecimento de relações mais saudáveis. Dessa forma, concluída essa pesquisa, tornou-se evidente a potência da Literatura para a Psicologia.

Abstract

This work focused on the study of the literary work The Little Prince by Saint-Exupéry, using Gestalt therapy as its theoretical framework. It aimed to correlate Literature and Psychology, highlighting the contributions of one to the other, with the main focus being on discussing Gestalt concepts identified in the book. Therefore, the general objective was to analyze the Little Prince from the perspective of Gestalt therapy, and the specific objectives were: to present the contributions of Literature to Psychology; to identify Gestalt concepts in The Little Prince; and to analyze excerpts from the work using the theoretical framework. Regarding methodological aspects, this is a qualitative, explanatory, exploratory, and documentary research that analyzed Saint-Exupéry’s text using Bardin’s content analysis method, resulting in the development of seven themes (categories of analysis). Throughout the discussions of the results, we highlighted several Gestalt concepts, including: perception, figure and ground, part and whole, freedom, responsibility, contact, here-and-now, creative adjustment, and awareness. From these reflections, we emphasize that contact with literature generates an expansion of perception and a process of transformation, such as openness to the new, sensitivity, self-recovery, and the establishment of healthier relationships. Thus, upon concluding this research, the potential of Literature for Psychology became evident.

Orientador(a)
Ma. Simião, Fernanda Cristina Nunes.
Banca Examinadora
Esp. Goes, Brenda Caroline de Oliveira.
Esp. Santana, Joanir de Queiroz.
Palavras-chave
Gestalt-terapia.
Psicologia gestáltica.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSPI.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
239
Observações


Não foi possível exibir o PDF