A sensibilização ambiental na perspectiva da educação básica.

A sensibilização ambiental na perspectiva da educação básica. 

Autor(a)
Santos, Silvestre dos.
<sylvestre150@hotmail.com>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
31/08/2024
Curso/Outros
Esp. Gestão em Meio Ambiente
Número de folhas
23
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

 A sensibilização ambiental é um método imprescindível para modificação de hábitos que possam transformar atitudes inadequadas em favoráveis para o meio ambiente. O presente estudo tem como finalidade avaliar o impacto de projetos de intervenção na temática ambiental em estudantes do ensino básico, tendo o projeto Observando os Rios como estudo de caso. Para isso foi testada a hipótese de que o conhecimento destes estudantes a respeito das temáticas de conservação dos Rios e da Mata Atlântica e qualidade da água abordadas no monitoramento se ampliaria após a participação no projeto. A metodologia utilizada para verificar a eficiência deste tipo de projeto foi a utilização de questionários semiestruturados aplicados a estudantes de escolas do ensino básico de Alagoas, antes e depois da participação em uma ação de monitoramento da qualidade da água do Rio São Francisco. Foram registrados números significativamente maiores de acertos depois da participação indicando eficiência da ação na sensibilização dos estudantes e na comunicação da ciência sobre os problemas ambientais encontrados no Rio São Francisco. Foram avaliados os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP’s) de 3 escolas que participaram deste estudo, a fim de investigar abordagens quanto a aplicação do ensino de conteúdo ambiental. Foi possível verificar que apesar dos resultados positivos obtidos através da participação em projetos de sensibilização ambiental com aplicação prática, realizados em campo na formação do estudante, existe uma carência deste tipo de atividade nas escolas de ensino básico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e natureza exploratória, e auxiliam na formulação de hipóteses. Esta investigação possui grande relevância para a gestão escolar visando implementar um conceito mais abrangente e didático na área do ensino ambiental. 

Abstract

Environmental awareness is an essential method for changing habits that can transform inappropriate attitudes into favorable ones for the environment. This study aims to evaluate the impact of intervention projects on environmental issues among elementary school students, using the Observing the Rivers project as a case study. To this end, the hypothesis was tested that these students' knowledge about the conservation of rivers and the Atlantic Forest and water quality addressed in the monitoring would increase after participating in the project. The methodology used to verify the efficiency of this type of project was the use of semi-structured questionnaires applied to elementary school students in Alagoas, before and after participating in an action to monitor the water quality of the São Francisco River. Significantly higher numbers of correct answers were recorded after participation, indicating the efficiency of the action in raising students' awareness and communicating science about the environmental problems found in the São Francisco River. The Political Pedagogical Projects (PPPs) of three schools that participated in this study were evaluated in order to investigate approaches to the application of environmental content teaching. It was possible to verify that despite the positive results obtained through participation in environmental awareness projects with practical application, carried out in the field in student training, there is a lack of this type of activity in elementary schools. This is a qualitative and exploratory research, and helps in the formulation of hypotheses. This research has great relevance for school management aiming to implement a more comprehensive and didactic concept in the area of environmental education.

Orientador(a)
Dr.ª Pinto, Taciana Kramer de Oliveira.
Coorientador(a)
Dr. Sampaio, Cláudio Luís Santos.
Banca Examinadora
Esp. Xavier, Afonso de Lima.
Ma. Souza, Rafaella Gregório de.
Palavras-chave
Estudantes.
Mata Atlântica.
Educação ambiental.
Rios - Impactos .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
71
Observações

Acesso restrito solicitado pelo autor. Provável liberação 14 de nov. 2025.