Educação ambiental nas escolas municipais urbana de Penedo.

Educação ambiental nas escolas municipais urbana de Penedo.

Autor(a)
Lira, Stephanie Bispo de.
<lirastephanie621@gmail.com>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
10/08/2024
Curso/Outros
Esp. Gestão em Meio Ambiente
Número de folhas
18
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de analisar os Projetos Políticos Pedagógicos das Escolas Municipais Urbanas de Penedo, a luz da legislação, políticas de meio ambiente e educação ambiental para avaliar a prática de gestão ambiental. Levando em consideração o contexto histórico relacionado a dicotomia entre o homem e a natureza. Para alcançar os objetivos propostos utilizou-se uma abordagem descritiva dos PPPs, além de uma pesquisa bibliográfica da BNCC, RECAL (instrumentos que fomentam a construção de habilidades do currículo escolar), livros que discorrem sobre a história da Educação Ambiental, artigos científicos, bem como consulta a Lei Federal, Estadual e Municipal que tecem a importância da Educação Ambiental. De acordo com Marconi e Lakatos (2007), a pesquisa qualitativa se atenta em analisar e interpretar aspectos mais acentuados, reproduzindo a complexidade do comportamento humano, detalhando uma análise sobre os hábitos, atitudes, tendências, dentre outros aspectos. A partir desses instrumentos metodológicos, foi possível elucidar como é, como iniciou e como deve ser discutido o tema EA dentro do documento oficial da escola. E ainda foi possível aclarar que os conceitos também foram aprimorados, e hoje se encontra numa fase de desenvolvimento, de complexidade e interdisciplinaridade com embasamento mais denso, o que torna viável a ação refletida (práxis) e a prática contextualizada. Após leitura e análise de dados, os resultados indicam que a forma como os PPP tratam o tema é curta, vaga e pouco esclarecedora. Além disso, existem várias incongruências entre as leis e sua aplicabilidade no contexto escolar. 

Abstract

This study aims to analyze the Pedagogical Political Projects of the Urban Municipal Schools of Penedo, in light of legislation, environmental policies and environmental education to evaluate the practice of environmental management. Taking into account the historical context related to the dichotomy between man and nature. To achieve the proposed objectives, a descriptive approach of the PPPs was used, in addition to a bibliographical research of the BNCC, RECAL (instruments that promote the construction of skills in the school curriculum), books that discuss the history of Environmental Education, scientific articles, as well as consultation of Federal, State and Municipal Law that weave the importance of Environmental Education. According to Marconi and Lakatos (2007), qualitative research focuses on analyzing and interpreting more accentuated aspects, reproducing the complexity of human behavior, detailing an analysis of habits, attitudes, trends, among other aspects. Using these methodological instruments, it was possible to elucidate what the topic of EE is, how it began and how it should be discussed within the school's official document. It was also possible to clarify that the concepts were also improved and are now in a phase of development, complexity and interdisciplinarity with a more solid foundation, which makes reflected action (praxis) and contextualized practice viable. After reading and analyzing the data, the results indicate that the way the PPPs deal with the topic is brief, vague and not very clear. In addition, there are several inconsistencies between the laws and their applicability in the school contexto. 

Orientador(a)
Dr. Ferreira, Guilherme Ramos Demétrio.
Banca Examinadora
Dr.ª Dourado, Auceia Matos.
Dr.ª Pereira, Katily Luize Garcia.
Palavras-chave
Educação ambiental.
Projeto político pedagógico .
Escolas – Penedo.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
3
Observações

Acesso restrito solicitado pela autora. Provável liberação em 14 nov. 2024.