Estratégias educativas para o uso racional de medicamentos da Rede Básica de Saúde (RBS)

Estratégias educativas para o uso racional de medicamentos da Rede Básica de Saúde (RBS)

Autor(a)
Cavalcante, Andressa Rocha.
<andressarochacavalcante@gmail.com>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
17/09/2024
Curso/Outros
Ciências Biológicas
Número de folhas
37
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O uso indiscriminado de medicamentos afeta populações em nível mundial, tornando-se necessário a identificação dos principais motivos que ocasionam esse problema, além da necessidade de ações e materiais educativos para prevenção e controle das práticas abrangentes. Assim, este trabalho teve o objetivo de desenvolver e divulgar estratégias educativas para o uso racional de medicamentos com base nas experiências vivenciadas no setor de farmácia de uma Unidade Básica de Saúde do município de Arapiraca-AL. O estudo caracteriza-se como descritivo-exploratório qualitativo e foi desenvolvido no período de 2019 a 2024 em quatro etapas: Relato de experiência; análise dos dados no software IRaMuTeq; construção e divulgação do material educativo. Os resultados revelaram que o uso indiscriminado de medicamentos em uma população está relacionado a fatores como: faixa etária, falta de conhecimento, baixo nível de escolaridade, dificuldades no acesso aos serviços de saúde, acesso fácil aos medicamentos, crenças culturais, influência social e midiática, problemas de memória ou organização e desconfiança em profissionais da saúde. Além desses aspectos, alguns elementos como objetivo, público-alvo, conteúdo organizado, linguagem acessível, recursos visuais, exemplos práticos, interatividade e feedback utilizados pela pesquisadora especialista na área, durante o desenvolvimento da pesquisa, contribuiu para mudança de hábito da população envolvida, no que diz respeito ao uso de medicamentos, facilitou o tratamento e reduziu o risco dos efeitos adversos enquanto que a cartilha educativa por ser ilustrativa e de fácil acesso, gerou curiosidade e diálogo entre os participantes favorecendo a memorização dos cuidados necessários para o uso racional de medicamentos.

Abstract

The indiscriminate use of medicines affects populations worldwide, making it necessary to identify the main reasons that cause this problem, in addition to the need for actions and educational materials to prevent and control comprehensive practices. Thus, this work aimed to develop and disseminate educational strategies for the rational use of medicines based on experiences in the pharmacy sector of a Basic Health Unit in the city of Arapiraca-AL. The study is characterized as qualitative descriptive-exploratory and was developed from 2019 to 2024 in four stages: Experience report; data analysis using IRaMuTeq software; construction and dissemination of educational material. The results revealed that the indiscriminate use of medicines in a population is related to factors such as: age group, lack of knowledge, low level of education, difficulties in accessing health services, easy access to medicines, cultural beliefs, social and media influence , memory or organization problems and distrust in health professionals. In addition to these aspects, some elements such as objective, target audience, organized content, accessible language, visual resources, practical examples, interactivity and feedback used by the specialist researcher in the area, during the development of the research, contributed to changing the habits of the population involved, with regard to the use of medicines, it facilitated treatment and reduced the risk of adverse effects while the educational booklet, being illustrative and easily accessible, generated curiosity and dialogue among participants, favoring the memorization of the care necessary for the rational use of medicines.medications.

Orientador(a)
Dr.ª Bezerra, Maria Lusia de Morais Belo.
Coorientador(a)
Dr.ª Baltar, Solma Lúcia Souto Maior de Araújo.
Banca Examinadora
Esp. Alencar, Elislaury Flôres.
Ma. Farias, Maria Betânia Monteiro de.
Palavras-chave
Educação em saúde.
Medicamentos - Abuso.
Atenção em saúde.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
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