Avaliação do letramento em saúde de uma população rural exposta a agrotóxicos
Avaliação do letramento em saúde de uma população rural exposta a agrotóxicos
<mairysampaio12@gmail.com>
Introdução: O letramento em saúde pode ser entendido como as habilidades das pessoas em acessar, entender, avaliar e aplicar informações sobre saúde para fazer julgamentos e tomar decisões na vida cotidiana sobre cuidados de saúde. A população rural apresenta potencialmente menor letramento em saúde, devido ao acesso limitado a informações e cuidados de saúde. Diante disso, este estudo tem por objetivo avaliar o letramento em saúde de uma população rural exposta a agrotóxicos e sua associação com a variáveis sociodemográficas. Método: Estudo quantitativo, de abordagem transversal, realizado com 101 trabalhadores rurais atendidos em duas unidades básicas de saúde, localizadas na zona rural do município de Arapiraca - AL. Utilizou-se um questionário para coleta de dados sociodemográficos, acerca do uso de tecnologias e obtenção de informações no contexto do uso de agrotóxicos. Para avaliação do letramento em saúde utilizou-se o instrumento Health Literacy Scale - 14. Foi realizada a análise descritiva e inferencial dos dados no SPSS IBM versão 23.0. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (N°CAEE: 40254120.6.0000.5013). Resultados: A maioria dos participantes eram do sexo feminino e apresentavam baixa renda e baixa escolaridade. A maioria dos entrevistados (n=56) apresentaram baixo letramento em saúde, e a partir da aplicação do teste do Qui-quadrado de Pearson, o mesmo esteve associado com a escolaridade (p= 0,007). O letramento em saúde funcional da população estudada foi majoritariamente baixo, em contrapartida, o letramento em saúde comunicativo e crítico possuíram pontuações maiores. A maioria dos participantes utilizava como fonte de informação a televisão (n=26) e os vendedores de agrotóxicos (n=17), e relataram não receber orientações acerca do uso de agrotóxicos (n=33). Conclusões: Observou-se que a maioria dos entrevistados possuía baixo letramento em saúde. Pode-se ainda perceber que a população rural pouco utilizou o uso das tecnologias para busca de informações em saúde e possuíam acesso a informações muitas vezes incorretas. Ressalta-se a importância do papel dos profissionais de saúde, com destaque para o enfermeiro, no desenvolvimento de estratégias para aprimorar as habilidades de letramento em saúde e incentivar a busca por informações em fontes confiáveis.
Introduction: Health Literacy can be understood as people's abilities to access, understand, evaluate and apply health information to make judgments and decisions in everyday life about health care. The rural population potentially has lower health literacy due to limited access to information and health care. Therefore, this study aims to evaluate the health literacy of a rural population exposed to pesticides and its association with sociodemographic variables. Method: Quantitative study, with a cross-sectional approach, carried out with 101 rural workers treated in two basic health units, located in the rural area of the municipality of Arapiraca - AL. A questionnaire was used to collect sociodemographic data, about the use of technologies, obtaining information in the context of the use of pesticides, and to assess health literacy, the Health Literacy Scale - 14 instrument was used. data in SPSS IBM version 23.0, using the Chi-square test. The study was approved by the Research Ethics Committee (N°CAEE: 40254120.6.0000.5013). Results: The majority of participants were female and had low income and low education. The majority of interviewees (n=56) had low health literacy, and from the application of Pearson's Chi-square test, it was associated with education (p= 0.007). The functional health literacy of the studied population was mostly low, on the other hand, communicative and critical health literacy had higher scores. The majority of participants used television (n=26) and pesticide sellers (n=17) as a source of information, and reported not receiving guidance on the use of pesticides (n=33). Conclusions: It was observed that the majority of interviewees had low health literacy. It can also be seen that the rural population made little use of technology to search for health information and had access to information that was often incorrect. The importance of the role of health professionals, with emphasis on nurses, is highlighted in developing strategies to improve health literacy skills and encourage the search for information from reliable sources.
Dr.ª Almeida, Thayse Gomes de.
Educação em saúde.
População rural .
Letramento em saúde .
Acesso restrito solicitado pela autora. Provável liberação em 15 out. 2025.