Programa Aprender Valor nas escolas municipais de Girau do Ponciano-AL: como os professores de matemática percebem a educação financeira
Programa Aprender Valor nas escolas municipais de Girau do Ponciano-AL: como os professores de matemática percebem a educação financeira
<edijonas.silva@arapiraca.ufal.br>
Este estudo visa analisar a percepção dos professores de matemática sobre educação financeira no contexto das políticas públicas, com foco especial no Programa Aprender Valor implementado nas escolas públicas municipais na cidade de Girau do Ponciano-AL. Faz uma abordagem sobre a evolução da educação financeira no Brasil sob a ótica econômica, considerando a consolidação do Plano Real. Além disso, aborda a necessidade de conscientizar formalmente, através do processo educacional, sobre educação financeira de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, respaldada no Conselho Nacional de Educação. Tem por objetivo analisar como os professores de matemática percebem a educação financeira no Programa Aprender Valor nas escolas municipais de Girau do Ponciano-AL. Espeficiamente faz uma análise documental a partir dos materiais didáticos sobre o Programa Aprender Valor; faz aplicação de questionários com os professores de matemáticas nas escolas públicas municipais para coleta de dados e analisa os resultados da coleta através de técnicas metodológicas quantitativas. Trata-se de um estudo qualiquantitativo, cuja metodologia utilizou-se da aplicação de questionários e análise de conteúdo.
This study aims to analyze the perception of mathematics teachers about financial education in the context of public policies, with a special focus on the Aprendir Valor Program implemented in municipal public schools in the city of Girau do Ponciano-AL. It approaches the evolution of financial education in Brazil from an economic perspective, considering the consolidation of the Real Plan. Furthermore, it addresses the need to formally raise awareness, through the educational process, about financial education in accordance with the National Common Curricular Base, supported by the National Education Council. It aims to analyze how mathematics teachers perceive financial education in the Learning Value Program in municipal schools in Girau do Ponciano-AL. Specifically, it carries out a documentary analysis based on teaching materials about the Learning Value Program; carries out questionnaires with mathematics teachers in municipal public schools to collect data and analyzes the results of the collection using quantitative methodological techniques. This is a qualitative and quantitative study, whose methodology used the application of questionnaires and content analysis.
Me. Araújo, Anderson Henrique dos Santos.
Educação financeira.
Ensino fundamental.
Políticas públicas.
Capacitação financeira.