As marcas de relações de poder no discurso do pop brasileiro em músicas de Luísa Sonza
As marcas de relações de poder no discurso do pop brasileiro em músicas de Luísa Sonza
<ericsanttana12@gmail.com>
Esse trabalho trata de analises de discurso de algumas músicas de Luísa Sonza, que estão inseridas no contexto da música pop brasileira. Tem como objetivo evidenciar as marcas das relações de poder existentes nos discursos utilizados nas músicas, dentre as quais podemos mencionar: “Apenas eu”, “Boa menina”, “Nunca foi sorte” e “Interesseira”, que compõem uma parte do quadro de músicas da artista mencionada. A Análise do Discurso Crítica constitui a base para fundamentação teórica do estudo apresentado. Os conceitos dessa teoria do discurso, neste trabalho, fundamentam-se em Fairclough (2001), Batista Jr, Sato e Melo (2018), entre outros autores. A pesquisa é de abordagem qualitativa (PAIVA, 2018), em que não há uma hipótese prévia definida, e o que importa é o processo da pesquisa e não apenas o produto, entre outras características de uma abordagem dessa natureza. As análises, contidas no corpo deste trabalho, indicam que o discurso é uma ferramenta de contestação e resistência às relações de poder estabelecidas, ou seja, uma luta na desconstrução de falas sobre o machismo estereotipado, conhecido como um conjunto de crenças e atitudes que promovem e perpetuam a ideia de que os homens são superiores às mulheres e que os papéis de gênero tradicionais devem ser mantidos na sociedade.
Dr.ª Mendes, Karla Renata.
Discurso musical.
Feminismo - Relações de poder.