Análise de recursos linguístico-interativos em relações assimétricas em _podcast_
Análise de recursos linguístico-interativos em relações assimétricas em podcast
<everton.bezerra@arapiraca.ufal.br>
Centrado na linha dos estudos conversacionais, este trabalho tem por objetivo analisar, a partir do gênero textual/discursivo oral podcast, como as relações (as)simétricas agem na conversação entre os interactantes envolvidos no evento comunicativo. Entende-se por relações assimétricas e simétricas o ato de um dos falantes estar com a palavra colaborando de maneira mais participativa ou não por meio de turnos conversacionais. Para tanto, fundamentam este trabalho os postulados teóricos de Fávero, Andrade e Aquino (2009), Marcuschi (2003, 2008), Melo Jr (2017), Melo (2013), Santos (1999), entre outros. O foco do trabalho é evidenciar como as relações (as)simétricas se estabelecem no gênero digital podcast. O trabalho adota uma abordagem metodológica na linha de pesquisa qualitativa com caráter etnográfico. A constituição do corpus se dá pela transcrição de fragmentos, que são contextualizados, de podcasts disponíveis em canais da plataforma YouTube, seguindo as normas de Marcuschi (2003) e Preti (2000). A relevância do trabalho se dá pelo fato de mostrar como a interação social acontece nesse gênero em contexto digital. Nesse sentido, essa pesquisa traz contribuições sobre a interação de sujeitos por meio de categorias conversacionais, a exemplo das sobreposições de vozes, vozes simultâneas, entre outras, partindo para a interpretação dessas descrições em falas enunciadas.
Me. Rocha, Max Silva da.
Linguagem e línguas.
Podcasts.
Análise do diálogo.
Comunicação oral.