O processo de letramento na Educação infantil: análise dos documentos orientadores
O processo de letramento na Educação infantil: análise dos documentos orientadores
<edlane,teixeira@hotmail.com>
O presente estudo trata sobre o processo de letramento na educação infantil, através de uma análise dos documentos norteadores da modalidade em questão. Nesse contexto, o trabalho tem como propósito ampliar o entendimento sobre as manifestações do letramento na educação infantil, examinando o que é estabelecido nos documentos orientadores dessa área, com o intuito de identificar os desafios enfrentados pelos educadores e os impactos dessas práticas no desenvolvimento infantil. Consiste em um estudo bibliográfico, realizado a partir de livros e artigos científicos que abordam a temática em questão, seguindo um referencial voltado ao letramento e à educação infantil, sobretudo no cenário brasileiro. Para isso, foi realizada uma organização cronológica dos documentos, estabelecendo um paralelo com possíveis avanços ou retrocessos. Ademais, o estudo oferece uma perspectiva crítica sobre a eficácia e eficiência da implementação do que é previsto nesses documentos, proporcionando uma análise detalhada dos variados documentos orientadores relacionados à educação infantil, visando identificar os pontos comuns no processo de letramento, além de avaliar as divergências e dificuldades presentes.
The present study deals with the literacy process in early childhood education, through an analysis of the documents guiding the modality in question. In this context, the purpose of the work is to expand the understanding of the manifestations of literacy in early childhood education, examining what is established in the guiding documents in this area, with the aim of identifying the challenges faced by educators and the impacts of these practices on child development. It consists of a bibliographic study, carried out using books and scientific articles that address the topic in question, following a framework focused on literacy and early childhood education, especially in the Brazilian scenario. To this end, the documents were organized chronologically, establishing a parallel with possible advances or setbacks. Furthermore, the study offers a critical perspective on the effectiveness and efficiency of implementing what is foreseen in these documents, providing a detailed analysis of the various guiding documents related to early childhood education, aiming to identify common points in the literacy process, in addition to evaluating divergences and present difficultie.
Dr.ª Maynart, Renata da Costa.
Alfabetização.
Educação básica.
Educação infantil.