Marketing humanizado: uma estratégia voltada a estreitar relações entre marca e consumidores

Marketing humanizado: uma estratégia voltada a estreitar relações entre marca e consumidores

Autor(a)
Santos, Uedefran Valerio dos.
<uedefran.santos@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
27/09/2024
Curso/Outros
Administração
Número de folhas
70
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho de conclusão de curso tem como temática principal o marketing humanizado: uma estratégia voltada a estreitar relações entre marca e consumidores. O estudo tem por finalidade identificar os principais motivos que levam os consumidores a buscarem por uma relação mais próxima com as marcas, compreendendo como a forma de comunicação da marca pode estar relacionada a sua aproximação com os consumidores, e como o marketing humanizado pode impactar no comportamento do consumidor. Para alcançar os objetivos definidos, realizou-se primeiramente um levantamento de conteúdos teóricos já existentes a respeito do tema e, em seguida, foi realizada uma pesquisa descritiva através de um questionário on-line que foi amplamente divulgado através das redes sociais do autor (Instagram e WhatsApp), que contou com uma amostra não probabilística, e enquanto a tipologia da amostragem foi por conveniência. A análise dos resultados demonstrou que o marketing humanizado é uma importante estratégia para que as marcas consigam se conectar com os seus compradores, uma vez que a comunicação humanizada e outros fatores agem no intuito dessa aproximação que exerce influência sobre o comportamento do consumidor. Este estudo agrega tanto para o meio acadêmico, de modo que pode ser usado como referência para trabalhos posteriores, quanto para profissionais da área do marketing e por empresas que podem adotar esta estratégia de acordo com seus propósitos.

Abstract

This course conclusion work's main theme is humanized marketing: a strategy aimed at strengthening relationships between brands and consumers. The study aims to identify the main reasons that lead consumers to seek a closer relationship with brands, understanding how the brand's form of communication can be related to its approach to consumers, and how humanized marketing can impact the consumer behavior. To achieve the defined objectives, a survey of existing theoretical content on the topic was first carried out and then a descriptive research was carried out through an online questionnaire that was widely disseminated through the author's social networks (Instagram and WhatsApp), which had a non-probability sample, and the sampling typology was convenience. The analysis of the results demonstrated that humanized marketing is an important strategy for brands to be able to connect with their buyers, since humanized communication and other factors act towards this approach that influences consumer behavior. This study is useful both for the academic world, so that it can be used as a reference for subsequent work, and for marketing professionals and companies that can adopt this strategy according to their purposes

Orientador(a)
Ma. Souza, Emanuelle de Sales Oliveira.
Banca Examinadora
Dr.ª Souza, Ademária Aparecida de.
Dr. Silva, Egberto Pedro da.
Palavras-chave
Marketing .
Comportamento do consumidor.
Mercado cultural.
Marketing humanizado.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
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