A educação financeira e sua influência nas escolhas financeiras dos estudantes: a importância da disciplina no Ensino médio

A educação financeira e sua influência nas escolhas financeiras dos estudantes: a importância da disciplina no Ensino médio

Autor(a)
Santos, Tawan da Silva.
<tawan.santos@arapiraca.ufal,br>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
27/09/2024
Curso/Outros
Administração
Número de folhas
58
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A educação financeira desempenha um papel crucial na formação de indivíduos financeiramente conscientes e pode servir como um catalisador para a mudança social, levando conhecimento para os lares dos estudantes. O presente trabalho tem como objetivo destacar a importância da Educação Financeira no Ensino Médio, buscando compreender as percepções dos estudantes e a relação dessa disciplina com as suas decisões financeiras. Para a coleta de dados foi selecionada uma probabilística de 232 alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola estadual em Arapiraca, AL, com margem de erro de 1,9% e nível de confiança de 95%. O questionário aplicado consistiu em 13 perguntas sobre conceitos de administração financeira, uso do dinheiro, fluxo de caixa, e a inclusão da educação financeira no currículo escolar. Os resultados indicam que a maioria dos alunos não considera seu conhecimento sobre o assunto excelente, mas reconhece a importância de possuir habilidades em educação financeira. Além disso, muitos já têm uma renda própria e valorizam a aplicabilidade prática desse conhecimento, especialmente em termos de contribuição para seu desenvolvimento profissional. 

Abstract

Financial education plays a crucial role in forming financially conscious individuals and can serve as a catalyst for social change, bringing knowledge into students' homes. The present work aims to highlight the importance of Financial Education in High School, seeking to understand students' perceptions and the relationship of this discipline with their financial decisions. For data collection, a probabilistic sample of 232 students from the 1st year of high school from a state school in Arapiraca, AL, was selected, with a margin of error of 1.9% and a confidence level of 95%. The questionnaire applied consisted of 13 questions about concepts of financial management, use of money, cash flow, and the inclusion of financial education in the school curriculum. The results indicate that the majority of students do not consider their knowledge on the subject to be excellent, but recognize the importance of having skills in financial education. Furthermore, many already have their own income and value the practical applicability of this knowledge, especially in terms of its contribution to their professional development. 

Orientador(a)
Dr.ª Souza, Ademária Aparecida de.
Banca Examinadora
Dr. Silva, Egberto Pedro da.
Ma. Souza, Emanuelle de Sales Oliveira.
Palavras-chave
Finanças pessoais.
Educação financeira.
Ensino médio.
Capacitação financeira.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
18
Observações


Não foi possível exibir o PDF