Os impactos e a relevância do comércio eletrônico durante a pandemia de COVID-19: um estudo sobre o cenário do Agreste alagoano

Os impactos e a relevância do comércio eletrônico durante a pandemia de COVID-19: um estudo sobre o cenário do Agreste alagoano

Autor(a)
Aquino, Pauliana Oliveira de.
<paulianaaquino@gmail.com>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
27/09/2024
Curso/Outros
Administração
Número de folhas
58
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O comércio eletrônico surgiu como uma ferramenta crucial para empresas e consumidores durante a pandemia da covid-19 no Agreste Alagoano. Esta pesquisa analisa como as empresas de diversos setores e os consumidores brasileiros se adaptaram ao ambiente virtual para realizar transações comerciais diante de uma situação de crise. Através de uma revisão abrangente da literatura, são explorados os desafios enfrentados pelas empresas ao migrarem suas operações para o comércio eletrônico, incluindo logística, tecnologia e competição. No mais, foi aplicado um único questionário para quatro empresários de cidades circunvizinhas, tais como: Palmeira dos Índios – AL, Arapiraca – AL, Estrela de Alagoas – AL, e Quebrangulo – AL. Através dos relatos dos proprietários, foram examinadas as mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros, com ênfase na busca por conveniência, segurança e experiências de compra personalizadas. Esta pesquisa destaca a importância do comércio eletrônico como uma alternativa viável para a continuidade das atividades comerciais durante períodos de crise, além de seu potencial para impulsionar o crescimento econômico e promover a inclusão digital. Os resultados permitiram analisar os impactos do comércio eletrônico sob a perspectiva das empresas e dos consumidores durante a pandemia da covid-19, fornecendo insights valiosos para pesquisadores, profissionais e formuladores de políticas.

Abstract

E-commerce has emerged as a crucial tool for companies and consumers during the Covid-19 pandemic in Brazil. This research analyzes how companies from different sectors and Brazilian consumers adapted to the virtual environment to carry out commercial transactions in the face of a crisis situation. Through a comprehensive review of the literature, the challenges faced by companies when migrating their operations to e-commerce, including logistics, technology and competition, are explored. Furthermore, four questionnaires were administered to some businesspeople from surrounding cities, such as: Palmeira dos Índios – AL, Arapiraca – AL, Estrela de Alagoas – AL, and Quebrangulo – AL. Through the owners' reports, changes in Brazilian consumption habits were examined, with an emphasis on the search for convenience, security and personalized shopping experiences. This research highlights the importance of e-commerce as a viable alternative for continuing commercial activities during periods of crisis, in addition to its potential to boost economic growth and promote digital inclusion. The results made it possible to analyze the impacts of e-commerce from the perspective of companies and consumers during the Covid-19 pandemic, providing valuable insights for researchers, professionals and policymakers.

Orientador(a)
Ma. Souza, Emanuelle de Sales Oliveira.
Banca Examinadora
Dr.ª Souza, Ademária Aparecida de.
Dr. Silva, Egberto Pedro da.
Palavras-chave
Administração de empresas.
Comércio eletrônico.
Pandemia - COVID-19 (Doença).
Empresas e consumidores - Ambiente virtual.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
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