Percepção dos alunos do curso de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Alagoas, _Campus_ de Arapiraca. com relação ao uso de plantas medicinais para fins fitoterápicos
Percepção dos alunos do curso de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Alagoas, Campus de Arapiraca. com relação ao uso de plantas medicinais para fins fitoterápicos
<karla.melo@arapiraca.ufal.br>
As
plantas medicinais sempre foram utilizadas desde a antiguidade, sendo o
principal meio terapêutico conhecido, para a alimentação, sobrevivência e cura de
enfermidades. O uso de plantas medicinais tem como propósito tratar doenças e está
associada a costumes e hábitos. A tradição de se utilizar plantas medicinais
faz parte da cultura brasileira, como resultado das experiências passadas de
geração em geração. O objetivo deste trabalho foi avaliar o nível de
conhecimento dos alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal
de Alagoas do Campus de Arapiraca, sobre o uso de plantas medicinais para fins
fitoterápicos. Participaram do estudo um total de 27 discentes que aceitaram
colaborar com o estudo tendo idades entre 17 e 24 anos. Foi distribuído aos
alunos, um questionário objetivo via google forms que continham perguntas com
relação às plantas medicinais, suas propriedades e seu uso, para que fosse
avaliado seus conhecimentos acerca do tema em questão, onde tinha por objetivo
avaliar os dados que apresentassem maior índice de frequência nas respostas. Os
discentes citaram um total de 17 espécies de plantas medicinais, dentre as
quais as mais citadas frequentemente foram: erva cidreira (Melissa officinalis
Sibth), boldo (Peumus boldus Molina), sambacaetá (Hyptis pectinata Poit), capim
santo (Cymbopogon citratus Stapf) e hortelã (Mentha villosa Huds). Portanto, ao
analisar as respostas obtidas onde foram observas quais apresentaram maior
número de respostas, foi possível concluir que a maioria dos entrevistados já
tiveram contato e/ou fizeram o uso para alguma finalidade, como tratamento e
prevenção de doenças, muitas vezes por influência do conhecimento tradicional
transmitido por algum familiar ou pessoa próxima, ainda assim, foi possível observar
que o conhecimento em termos científicos relacionados à fitoterapia é pouco desenvolvido,
porém os alunos demonstraram interesse em saber mais sobre o assunto, visto que
todos acreditavam que o tema plantas medicinais para fins fitoterápicos poderia
ser interessante, em um desdobramento na sala de aula.
Medicinal
plants have been used since ancient times and are the main known therapeutic
means of feeding, surviving and curing illnesses. The use of medicinal plants
is intended to treat illnesses and is associated with customs and habits. The tradition
of using medicinal plants is part of Brazilian culture, as a result of
experiences passed down from generation to generation. The aim of this study
was to assess the level of knowledge of students on the Biological Sciences
course at the Federal University of Alagoas, Arapiraca Campus, about the use of
medicinal plants for phytotherapeutic purposes. A total of 27 students who
agreed to take part in the study, aged between 17 and 24, took part. The
students were given an objective questionnaire via google forms which contained
questions about medicinal plants, their properties and their use, in order to
assess their knowledge of the subject in question, with the aim of evaluating
the data which showed the highest frequency of responses. The students cited a
total of 17 species of medicinal plants, among which the most frequently cited
were: lemon balm (Melissa officinalis Sibth), boldo (Peumus boldus Molina),
sambacaetá (Hyptis pectinata Poit), capim santo (Cymbopogon citratus Stapf) and
mint (Mentha villosa Huds). Therefore, by analyzing the answers obtained, which
showed the highest number of responses, it was possible to conclude that most
of the interviewees had already had contact with and/or used plants for some
purpose, such as treatment and prevention of illnesses, often due to the
influence of traditional knowledge passed on by a family member or someone
close to them. Even so, it was possible to observe that knowledge in scientific
terms related to phytotherapy is poorly developed, but the students showed an
interest in learning more about the subject, since they all believed that the
topic of medicinal plants for phytotherapeutic purposes could be interesting in
a classroom setting.
Dr.ª Baltar, Solma Lúcia Souto Maior de Araújo.
Plantas medicinais - Cultura.
Ciências Biológicas - Graduação.