Percepção dos alunos do curso de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Alagoas, _Campus_ de Arapiraca. com relação ao uso de plantas medicinais para fins fitoterápicos

Percepção dos alunos do curso de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Alagoas, Campus de Arapiraca. com relação ao uso de plantas medicinais para fins fitoterápicos

Autor(a)
Melo, Karla Anastácia Ferreira de Almeida.
<karla.melo@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
31/10/2024
Curso/Outros
Ciências Biológicas
Número de folhas
44
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

As plantas medicinais sempre foram utilizadas desde a antiguidade, sendo o principal meio terapêutico conhecido, para a alimentação, sobrevivência e cura de enfermidades. O uso de plantas medicinais tem como propósito tratar doenças e está associada a costumes e hábitos. A tradição de se utilizar plantas medicinais faz parte da cultura brasileira, como resultado das experiências passadas de geração em geração. O objetivo deste trabalho foi avaliar o nível de conhecimento dos alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas do Campus de Arapiraca, sobre o uso de plantas medicinais para fins fitoterápicos. Participaram do estudo um total de 27 discentes que aceitaram colaborar com o estudo tendo idades entre 17 e 24 anos. Foi distribuído aos alunos, um questionário objetivo via google forms que continham perguntas com relação às plantas medicinais, suas propriedades e seu uso, para que fosse avaliado seus conhecimentos acerca do tema em questão, onde tinha por objetivo avaliar os dados que apresentassem maior índice de frequência nas respostas. Os discentes citaram um total de 17 espécies de plantas medicinais, dentre as quais as mais citadas frequentemente foram: erva cidreira (Melissa officinalis Sibth), boldo (Peumus boldus Molina), sambacaetá (Hyptis pectinata Poit), capim santo (Cymbopogon citratus Stapf) e hortelã (Mentha villosa Huds). Portanto, ao analisar as respostas obtidas onde foram observas quais apresentaram maior número de respostas, foi possível concluir que a maioria dos entrevistados já tiveram contato e/ou fizeram o uso para alguma finalidade, como tratamento e prevenção de doenças, muitas vezes por influência do conhecimento tradicional transmitido por algum familiar ou pessoa próxima, ainda assim, foi possível observar que o conhecimento em termos científicos relacionados à fitoterapia é pouco desenvolvido, porém os alunos demonstraram interesse em saber mais sobre o assunto, visto que todos acreditavam que o tema plantas medicinais para fins fitoterápicos poderia ser interessante, em um desdobramento na sala de aula.

Abstract

Medicinal plants have been used since ancient times and are the main known therapeutic means of feeding, surviving and curing illnesses. The use of medicinal plants is intended to treat illnesses and is associated with customs and habits. The tradition of using medicinal plants is part of Brazilian culture, as a result of experiences passed down from generation to generation. The aim of this study was to assess the level of knowledge of students on the Biological Sciences course at the Federal University of Alagoas, Arapiraca Campus, about the use of medicinal plants for phytotherapeutic purposes. A total of 27 students who agreed to take part in the study, aged between 17 and 24, took part. The students were given an objective questionnaire via google forms which contained questions about medicinal plants, their properties and their use, in order to assess their knowledge of the subject in question, with the aim of evaluating the data which showed the highest frequency of responses. The students cited a total of 17 species of medicinal plants, among which the most frequently cited were: lemon balm (Melissa officinalis Sibth), boldo (Peumus boldus Molina), sambacaetá (Hyptis pectinata Poit), capim santo (Cymbopogon citratus Stapf) and mint (Mentha villosa Huds). Therefore, by analyzing the answers obtained, which showed the highest number of responses, it was possible to conclude that most of the interviewees had already had contact with and/or used plants for some purpose, such as treatment and prevention of illnesses, often due to the influence of traditional knowledge passed on by a family member or someone close to them. Even so, it was possible to observe that knowledge in scientific terms related to phytotherapy is poorly developed, but the students showed an interest in learning more about the subject, since they all believed that the topic of medicinal plants for phytotherapeutic purposes could be interesting in a classroom setting.

Orientador(a)
Dr.ª Machado, Maria Aliete Bezerra Lima.
Banca Examinadora
Ma. Vieira, Jadla Higino.
Dr.ª Baltar, Solma Lúcia Souto Maior de Araújo.
Palavras-chave
Fitoterapia.
Plantas medicinais - Cultura.
Ciências Biológicas - Graduação.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
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