Sequência didática no ensino de química: uso de embalagens biodegradáveis feitas com fibra de coco como proposta pedagógica

Sequência didática no ensino de química: uso de embalagens biodegradáveis feitas com fibra de coco como proposta pedagógica

Autor(a)
Moraes, Sandy da Silva de.
<sandy.moraes@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
04/11/2024
Curso/Outros
Química
Número de folhas
45
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

As indústrias se beneficiam do coco (Cocos nucifera L.), em grande parte, para a produção de produtos e subprodutos, produzindo resíduos que não possuem uma forma adequada de descarte, gerando acúmulos que necessitam de uma destinação apropriada. Considerando o exposto, o presente trabalho teve como finalidade produzir uma proposta de Sequência Didática (SD), que pode ser definida como um conjunto de atividades organizadas com o objetivo de favorecer o processo educativo, na área de Química para o Ensino Médio. Nesse contexto, a SD busca abordar o reaproveitamento da fibra do coco descartada, utilizando-a como matéria prima para produzir embalagens biodegradáveis e sustentáveis. Além disso, serão definidas as principais substâncias presentes na fibra do coco, os impactos ambientais e as transformações químicas envolvidas. A proposta da SD foi dividida em 5 etapas, que podem ser adaptadas para diferentes contextos e expandida para outras áreas do conhecimento, tornando-se uma metodologia versátil no ensino de Ciências, incentivando a experimentação e a reflexão sobre os problemas ambientais. 

Abstract

Industries benefit from coconut (Cocos nucifera L.), in large part, for the production of products and by-products, producing waste that does not have an adequate form of disposal, generating accumulations that need an appropriate destination. Considering the above, the present work aimed to produce a proposal for a Didactic Sequence (DS), which can be defined as a set of activities organized with the objective of favoring the educational process in the area of Chemistry for High School. In this context, SD seeks to address the reuse of discarded coconut fiber, using it as raw material to produce biodegradable and sustainable packaging. In addition, the main substances present in coconut fiber, the environmental impacts and the chemical transformations involved will be defined. The SD proposal was divided into 5 stages, that can be adapted to different contexts and expanded to other areas of knowledge, becoming a versatile methodology in science teaching, encouraging experimentation and reflection on environmental problems.

Orientador(a)
Dr.ª Oliveira, Iara Terra de.
Coorientador(a)
Ma. Souza, Sandra Aparecida de Oliveira.
Banca Examinadora
Dr. Araújo, Adelmo Fernandes.
Dr.ª Fernandes, Andréa Pires.
Ma. Souza, Sandra Aparecida de Oliveira.
Palavras-chave
Sequência didática.
Embalagens biodegradáveis.
Fibra de coco.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
78
Observações


Não foi possível exibir o PDF