Sequência didática no ensino de química: uso de embalagens biodegradáveis feitas com fibra de coco como proposta pedagógica
Sequência didática no ensino de química: uso de embalagens biodegradáveis feitas com fibra de coco como proposta pedagógica
<sandy.moraes@arapiraca.ufal.br>
As indústrias se beneficiam do coco (Cocos nucifera
L.), em grande parte, para a produção de
produtos e subprodutos, produzindo resíduos que não possuem uma forma adequada
de descarte, gerando acúmulos que necessitam de uma destinação apropriada. Considerando
o exposto, o presente trabalho teve como finalidade produzir uma proposta de
Sequência Didática (SD), que pode ser definida como um conjunto de atividades
organizadas com o objetivo de favorecer o processo educativo, na área de
Química para o Ensino Médio. Nesse contexto, a SD busca abordar o
reaproveitamento da fibra do coco descartada, utilizando-a como matéria prima
para produzir embalagens biodegradáveis e sustentáveis. Além disso, serão
definidas as principais substâncias presentes na fibra do coco, os impactos
ambientais e as transformações químicas envolvidas. A proposta da SD foi
dividida em 5 etapas, que podem ser adaptadas para diferentes contextos e
expandida para outras áreas do conhecimento, tornando-se uma metodologia
versátil no ensino de Ciências, incentivando a experimentação e a reflexão
sobre os problemas ambientais.
Industries benefit from coconut (Cocos nucifera L.), in
large part, for the production of products and by-products, producing waste
that does not have an adequate form of disposal, generating accumulations that
need an appropriate destination. Considering the above, the present work aimed
to produce a proposal for a Didactic Sequence (DS), which can be defined as a
set of activities organized with the objective of favoring the educational
process in the area of Chemistry for High School. In this context, SD seeks to
address the reuse of discarded coconut fiber, using it as raw material to
produce biodegradable and sustainable packaging. In addition, the main
substances present in coconut fiber, the environmental impacts and the chemical
transformations involved will be defined. The SD proposal was divided into 5
stages, that can be adapted to different contexts and expanded to other areas
of knowledge, becoming a versatile methodology in science teaching, encouraging
experimentation and reflection on environmental problems.
Dr.ª Fernandes, Andréa Pires.
Ma. Souza, Sandra Aparecida de Oliveira.
Embalagens biodegradáveis.
Fibra de coco.