Vortasks: um aplicativo para distribuição de tempo entre tarefas de produção e bem-estar

Vortasks: um aplicativo para distribuição de tempo entre tarefas de produção e bem-estar

Autor(a)
Silva, Leandro Adalberto dos Santos.
<leandro.adalberto@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
18/11/2024
Curso/Outros
Ciência da Computação
Número de folhas
76
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Em uma sociedade em que a pressão por produtividade é constante, indivíduos podem adotar práticas que resultam em um descompasso entre os momentos de trabalho e bem-estar, o que pode evoluir e gerar problemas como o do burnout. Neste trabalho, apresenta-se a problemática da alta produtividade quando associada a uma sobrecarga de trabalho e a importância das atividades que geram bem-estar pessoal no dia a dia das pessoas. Dessa forma, propõe-se um aplicativo para incentivar a divisão do tempo entre tarefas de produção e tarefas de bem-estar, por meio do auxílio de técnicas de gamificação. No aplicativo, as principais ferramentas de gamificação utilizadas foram a introdução de metas, recompensas de login, conquistas, níveis, amizade, experiência, moeda virtual e monitoramento de progresso.

Abstract

In a society where the pressure for productivity is constant, individuals may adopt practices that result in a mismatch between work and well-being, which can evolve and generate problems such as burnout. This paper presents the problem of high productivity when associated with work overload and the importance of activities that generate personal well-being in people's daily lives. Thus, an application is proposed to encourage the division of time between production tasks and well-being tasks, through the help of gamification techniques. In the application, the main gamification tools used were the introduction of goals, login rewards, achievements, levels, friendship, experience, virtual currency and progress monitoring.

Orientador(a)
Dr. Barbosa, Alexandre de Andrade.
Banca Examinadora
Dr. Brito, Patrick Henrique da Silva.
Dr. Afonso, Ricardo Alexandre.
Palavras-chave
Gamificação.
Burnout (Psicologia).
Gestão do tempo.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
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