Letramento em saúde na perspectiva de cuidadores de idosos com Doença de Alzheimer
Letramento em saúde na perspectiva de cuidadores de idosos com Doença de Alzheimer
<millena.feitoza@arapiraca.ufal.br>
Introdução: O
termo letramento em saúde refere-se ao conhecimento, motivação e competências
de um indivíduo em acessar, compreender, avaliar e aplicar a informação em
saúde para manter ou melhorar a qualidade de vida. A situação de saúde da
pessoa idosa, com Doença de Alzheimer, está marcada pela figura do cuidador. A
pessoa que cuida passa a ter uma participação central no processo de
envelhecimento e pode ser vulnerável quanto ao letramento em saúde, além de
apresentar desfechos negativos na saúde. O objetivo deste estudo é compreender
as condições de letramento em saúde na perspectiva de cuidadores de idosos com
doença de Alzheimer. Método: Pesquisa
de abordagem qualitativa, do tipo exploratória descritiva, realizada com 12
cuidadores de idosos com Doença de Alzheimer, que participavam de um grupo de
apoio independente, para cuidadores de idosos, na mídia social “WhatsApp”, no município de
Arapiraca/Alagoas. Para a coleta de dados, foram realizadas perguntas
norteadoras acerca das habilidades de letramento em saúde, na busca de
informações, compreensão de informações, compartilhamento e avaliação das
informações quanto à Doença de Alzheimer. A análise temática de Minayo
evidenciou quatro categorias, intituladas “Busca de informações sobre a Doença
de Alzheimer, Compreensão das informações sobre a Doença de Alzheimer,
Compartilhamento de informações sobre a Doença de Alzheimer e Avaliação das
informações sobre Doença de Alzheimer”. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de
Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas (CEP-UFAL), nº parecer
6.678.358, CAAE: 76648423.7.0000.5013 Resultados
e Discussão: O estudo revelou que a maioria dos cuidadores eram mulheres
entre 51 e 56 anos de idade, solteiras, que residiam com os filhos e os idosos,
com nível de instrução superior, sem comorbidades. Quanto à busca de informações
sobre a Doença de Alzheimer, os cuidadores revelaram que a principal fonte foi
a internet e as mídias sociais. Sobre as informações compreendidas, a maioria
revelou não entender as informações recebidas pelos profissionais de saúde,
durante as consultas, o que os levava a pesquisar na internet. Todos os
participantes afirmaram ter compartilhado informações sobre a Doença de
Alzheimer, principalmente acerca dos sinais e sintomas e sobre como lidar com
eles. A maioria não soube avaliar informações falsas. Conclusão: Foi possível constatar que as habilidades de letramento
em saúde desses indivíduos ainda são frágeis, no entanto, os cuidadores
persistem em buscar informações sobre o cuidado dos idosos. Há, então, a
necessidade de intervenções educativas que possam cooperar para o
desenvolvimento do letramento em saúde. O enfermeiro deve promover o letramento em saúde de idosos e
cuidadores, para que torne-se possível planejar caminhos de cuidado mais
adequados à pessoa idosa.
Introduction: The
term health literacy refers to an individual's knowledge, motivation and skills
in accessing, understanding, evaluating and applying health information to
maintain or improve the quality of life. The health situation of elderly people
with Alzheimer's disease is marked by the figure of the caregiver - who now has
a central role in the aging process - who can be vulnerable in terms of health
literacy and present negative health outcomes. In this sense, the objective of
this study is to understand health literacy conditions from the perspective of
caregivers of elderly people with Alzheimer's disease. Method: The research had a qualitative, descriptive and exploratory
approach, carried out with 12 caregivers of elderly people with Alzheimer's
disease who participate in an independent support group for elderly caregivers
on the social media “WhatsApp”. For data collection, based on Minayo's thematic
analysis, guiding questions were asked that covered the understanding of these
individuals' health literacy skills in seeking and understanding information
about Alzheimer's disease, sharing and evaluating information about Alzheimer's
disease. This study was approved by the Research Ethics Committee of the
Federal University of Alagoas (CEP-UFAL), opinion number 6.678.358, CAAE:
76648423.7.0000.5013. Results and
discussion: The study revealed that the majority of caregivers were women
between 51 and 56 years of age, single, who lived with their children and the
elderly, with a higher level of education, and without comorbidities. Regarding
the search for information, it was identified that the participants' search for
information about Alzheimer's disease had as its main source social media, via
the internet. Most participants reported not understanding the information
received by health professionals, so when searching on the internet, they were
able to access information necessary for care. All participants, at some point,
shared information about the disease and care, and the identification of false
information was not observed among them. Conclusion:
It was possible to verify that the health literacy skills of these
individuals are still fragile, however, caregivers persist in seeking
information about elderly care. Therefore, there is a need for educational
interventions that can cooperate to increase health literacy in this group,
based on the multidisciplinary team. Nurses must promote health literacy among
the elderly and caregivers, so that it becomes possible to plan more
appropriate care pathways for the elderly.
Esp. Silva, Vanessa Nunes da.
Cuidados de enfermagem.
Alzheimer, Doença de.
Letramento em saúde .
Pessoa idosa.
Acesso restrito solicitado pela autora. Provável liberação em 12 nov. 2024