A prática docente no ensino de matemática para alunos surdos: um estudo de caso em duas escolas estaduais de Educação básica no município de Arapiraca - AL
A prática docente no ensino de matemática para alunos surdos: um estudo de caso em duas escolas estaduais de Educação básica no município de Arapiraca - AL
<marcelanunes279@gmail.com>
Atualmente, é cada vez
mais comum que os professores encontrem alunos surdos em suas salas de aula do
ensino regular, impulsionados pelas políticas de inclusão educacional. Essa
nova realidade escolar tem gerado uma série de desafios e inseguranças entre os
professores, que muitas vezes se veem despreparados para atender às
necessidades específicas desses alunos. Este estudo tem o objetivo analisar
estratégias de ensino empregadas pelos professores de matemática no processo de
ensino e aprendizagem para a inclusão dos alunos surdos do Ensino Médio em sala
de aula regular. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, tendo
como ponto de partida conhecer as práticas pedagógicas adotadas no ensino de
matemática para os alunos surdos. A pesquisa foi realizada por meio de uma
entrevista estruturada com três professores em duas escolas estaduais do
município de Arapiraca-AL. Os resultados revelaram que a metodologia dos
professores ainda reflete características tradicionais, com pouca utilização de
recursos específicos direcionados para as necessidades dos alunos surdos. Além
disso, evidenciou-se um notável desconhecimento sobre como aplicar práticas
pedagógicas adequadas para a inclusão desses alunos e para promover um ensino
de qualidade.
Currently, it is
increasingly common for teachers to find deaf students in their regular
education classrooms, driven by educational inclusion policies. This new school
reality has generated a series of challenges and insecurities among teachers,
who often find themselves unprepared to meet the specific needs of these
students. This study aims to analyze teaching strategies used by mathematics
teachers in the teaching and learning process for the inclusion of deaf high
school students in the regular classroom. This is qualitative research. As a
starting point, I try to understand the pedagogical practices adopted in
teaching mathematics to deaf students. The research was carried out through a
structured interview with three teachers in two state schools in the city of
Arapiraca-AL. The results revealed that the teachers' methodology still
reflects traditional characteristics, with little use of specific resources
aimed at the needs of deaf students. Furthermore, there was a notable lack of
knowledge about how to apply appropriate pedagogical practices to include these
students and promote quality teaching.
Dr.ª Guedes, Lívia Couto.
Alunos surdos.
Ensino inclusivo.
Ensino de surdos.