A prática docente no ensino de matemática para alunos surdos: um estudo de caso em duas escolas estaduais de Educação básica no município de Arapiraca - AL

A prática docente no ensino de matemática para alunos surdos: um estudo de caso em duas escolas estaduais de Educação básica no município de Arapiraca - AL

Autor(a)
Ferreira, Marcela Nunes.
<marcelanunes279@gmail.com>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
02/04/2024
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
59
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Atualmente, é cada vez mais comum que os professores encontrem alunos surdos em suas salas de aula do ensino regular, impulsionados pelas políticas de inclusão educacional. Essa nova realidade escolar tem gerado uma série de desafios e inseguranças entre os professores, que muitas vezes se veem despreparados para atender às necessidades específicas desses alunos. Este estudo tem o objetivo analisar estratégias de ensino empregadas pelos professores de matemática no processo de ensino e aprendizagem para a inclusão dos alunos surdos do Ensino Médio em sala de aula regular. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, tendo como ponto de partida conhecer as práticas pedagógicas adotadas no ensino de matemática para os alunos surdos. A pesquisa foi realizada por meio de uma entrevista estruturada com três professores em duas escolas estaduais do município de Arapiraca-AL. Os resultados revelaram que a metodologia dos professores ainda reflete características tradicionais, com pouca utilização de recursos específicos direcionados para as necessidades dos alunos surdos. Além disso, evidenciou-se um notável desconhecimento sobre como aplicar práticas pedagógicas adequadas para a inclusão desses alunos e para promover um ensino de qualidade.

Abstract

Currently, it is increasingly common for teachers to find deaf students in their regular education classrooms, driven by educational inclusion policies. This new school reality has generated a series of challenges and insecurities among teachers, who often find themselves unprepared to meet the specific needs of these students. This study aims to analyze teaching strategies used by mathematics teachers in the teaching and learning process for the inclusion of deaf high school students in the regular classroom. This is qualitative research. As a starting point, I try to understand the pedagogical practices adopted in teaching mathematics to deaf students. The research was carried out through a structured interview with three teachers in two state schools in the city of Arapiraca-AL. The results revealed that the teachers' methodology still reflects traditional characteristics, with little use of specific resources aimed at the needs of deaf students. Furthermore, there was a notable lack of knowledge about how to apply appropriate pedagogical practices to include these students and promote quality teaching.

Orientador(a)
Me. Porto, José Fábio Boia.
Coorientador(a)
Me. Vitorino, Anderson Francisco.
Banca Examinadora
Dr. Barros, José da Silva.
Dr.ª Guedes, Lívia Couto.
Palavras-chave
Ensino de matemática.
Alunos surdos.
Ensino inclusivo.
Ensino de surdos.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
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