Uma análise cienciométrica de artigos no ensino de química sobre publicações com foco na tabela periódica

Uma análise cienciométrica de artigos no ensino de química sobre publicações com foco na tabela periódica

Autor(a)
Santos, Matheus Luiz da Silva.
<matheus.santos@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
04/11/2024
Curso/Outros
Química
Número de folhas
84
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho refere-se a uma análise cienciométrica de artigos publicados relacionados ao tema Tabela Periódica, na qual a classificação do Qualis pertença a área de Ensino. A cienciometria é um método de análise quantitativa, que corrobora para mensuração do estado do conhecimento científico e explanação da Ciência. Com isso, a finalidade da pesquisa foi de construir um perfil cienciométrico, que fosse possível ter uma melhor aferição do estado do conhecimento acerca do tema anteriormente mencionado. Este estudo se enquadra nas pesquisas de metodologia quantitativa, tal análise foi baseada nas teorias, leis e indicadores cienciométricos, da qual delinearam a elaboração do perfil cienciométrico. O percurso metodológico delineado constitui-se da demonstração da evolução diacrônica do tema escolhido; a aplicação das leis de Zipf e Lotka, possibilitando identificar os artigos que mais se aproximam com o tema Tabela Periódica, como também a aferição dos autores mais produtivos, obras mais citadas e referenciadas. Como resultados da pesquisa foram encontrados 126 artigos, distribuídos em 60 revistas, sendo que cerca de 64 artigos estão intimamente ligados a temática. E com ênfase a lei de Lotka foi verificado que poucos autores produziram mais de um artigo e a grande maioria produziu apenas um artigo. Dois autores por artigo foram predominantes e a obra de Godoi, Oliveira e Codognoto (Tabela periódica–um super trunfo para alunos do ensino fundamental e médio) foi a mais referenciada nas publicações selecionadas na pesquisa. Através desse trabalho foi possível apontar algumas tendências e abordagens relacionadas as pesquisas da Tabela Periódica na perspectiva do Ensino de Química.

Abstract

This paper presents a scientometric analysis of articles published on the topic of the Periodic Table, with a focus on the Qualis classification within the field of Education. Scientometrics is a quantitative analysis method that helps measure the state of scientific knowledge and the dissemination of science. The aim of the research was to construct a scientometric profile that would enable a better assessment of the state of knowledge regarding the previously mentioned topic. This study fits within the scope of quantitative methodology research, with the analysis based on scientometric theories, laws, and indicators that guided the development of the scientometric profile. The outlined methodological approach includes demonstrating the diachronic evolution of the chosen topic; applying Zipf's and Lotka's laws, which allowed for the identification of articles most closely related to the Periodic Table theme, as well as measuring the most productive authors, the most cited and referenced works. As a result of the research, 126 articles were found, distributed across 60 journals, of which approximately 64 articles were closely related to the theme. Emphasizing Lotka's law, it was found that few authors produced more than one article, while the vast majority produced only one article. Articles with two authors were predominant, and the work by Godoi, Oliveira, and Codognoto ("Periodic Table – A Super Trump for Middle and High School Students") was the most referenced in the selected publications. Through this work, it was possible to identify trends and approaches related to Periodic Table research from the perspective of Chemistry Education.

Orientador(a)
Dr.ª Oliveira, Iara Terra de.
Banca Examinadora
Dr.ª Farias, Sidilene Aquno de .
Dr.ª Cardoso, Sílvia Helena.
Palavras-chave
Tabela periódica.
Ensino de química.
Cienciometria.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
109
Observações


Não foi possível exibir o PDF