Uma análise cienciométrica de artigos no ensino de química sobre publicações com foco na tabela periódica
Uma análise cienciométrica de artigos no ensino de química sobre publicações com foco na tabela periódica
<matheus.santos@arapiraca.ufal.br>
O
presente trabalho refere-se a uma análise cienciométrica de artigos publicados
relacionados ao tema Tabela Periódica, na qual a classificação do Qualis
pertença a área de Ensino. A cienciometria é um método de análise quantitativa,
que corrobora para mensuração do estado do conhecimento científico e explanação
da Ciência. Com isso, a finalidade da pesquisa foi de construir um perfil
cienciométrico, que fosse possível ter uma melhor aferição do estado do
conhecimento acerca do tema anteriormente mencionado. Este estudo se enquadra
nas pesquisas de metodologia quantitativa, tal análise foi baseada nas teorias,
leis e indicadores cienciométricos, da qual delinearam a elaboração do perfil
cienciométrico. O percurso metodológico delineado constitui-se da demonstração
da evolução diacrônica do tema escolhido; a aplicação das leis de Zipf e Lotka,
possibilitando identificar os artigos que mais se aproximam com o tema Tabela
Periódica, como também a aferição dos autores mais produtivos, obras mais
citadas e referenciadas. Como resultados da pesquisa foram encontrados 126
artigos, distribuídos em 60 revistas, sendo que cerca de 64 artigos estão
intimamente ligados a temática. E com ênfase a lei de Lotka foi verificado que
poucos autores produziram mais de um artigo e a grande maioria produziu apenas
um artigo. Dois autores por artigo foram predominantes e a obra de Godoi,
Oliveira e Codognoto (Tabela periódica–um super trunfo para alunos do ensino
fundamental e médio) foi a mais referenciada nas publicações selecionadas na
pesquisa. Através desse trabalho foi possível apontar algumas tendências e
abordagens relacionadas as pesquisas da Tabela Periódica na perspectiva do
Ensino de Química.
This
paper presents a scientometric analysis of articles published on the topic of
the Periodic Table, with a focus on the Qualis classification within the field
of Education. Scientometrics is a quantitative analysis method that helps
measure the state of scientific knowledge and the dissemination of science. The
aim of the research was to construct a scientometric profile that would enable
a better assessment of the state of knowledge regarding the previously
mentioned topic. This study fits within the scope of quantitative methodology
research, with the analysis based on scientometric theories, laws, and
indicators that guided the development of the scientometric profile. The
outlined methodological approach includes demonstrating the diachronic
evolution of the chosen topic; applying Zipf's and Lotka's laws, which allowed
for the identification of articles most closely related to the Periodic Table
theme, as well as measuring the most productive authors, the most cited and
referenced works. As a result of the research, 126 articles were found,
distributed across 60 journals, of which approximately 64 articles were closely
related to the theme. Emphasizing Lotka's law, it was found that few authors
produced more than one article, while the vast majority produced only one
article. Articles with two authors were predominant, and the work by Godoi,
Oliveira, and Codognoto ("Periodic Table – A Super Trump for Middle and
High School Students") was the most referenced in the selected publications.
Through this work, it was possible to identify trends and approaches related to
Periodic Table research from the perspective of Chemistry Education.
Dr.ª Cardoso, Sílvia Helena.
Ensino de química.
Cienciometria.