Atuação do psicólogo diante da dislexia em crianças no contexto escolar
Atuação do psicólogo diante da dislexia em crianças no contexto escolar
<andreline.silva@arapiraca.ufal.br>
A dislexia é um transtorno específico de aprendizagem, cujo sinais apresentam-se já na infância a partir do início da vida escolar. A psicologia escolar é uma área da atuação do psicólogo, cuja atribuições abrangem os aspectos inerentes ao contexto escolar, dentre eles a aprendizagem. Nesse sentido, a pesquisa discorre a respeito da atuação do psicólogo com ênfase em crianças disléxicas no contexto escolar. Para tanto, definimos como objetivo geral investigar a atuação do psicólogo escolar com crianças disléxicas na perspectiva da teoria histórico-cultural. Os objetivos específicos se direcionaram em analisar concepções em torno da aprendizagem e da dislexia presentes na atuação do psicólogo escolar e identificar a atuação do psicólogo escolar com crianças disléxicas. No que se refere aos aspectos metodológicos, o presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa. Como meio para a obtenção dos dados, utilizamos as bases de dados: BVS e Periódicos Capes. Os dados obtidos são da literatura acadêmica brasileira, com o recorte de tempo de 2010 a 2023. Como instrumento analítico, utilizamos a análise temática de Braun e Clarke (2006). Como resultados, destacamos que a atuação do psicólogo escolar com crianças disléxicas compreende atuar em conjunto com os envolvidos no contexto escolar, como as crianças, a família e o estabelecimento de ensino. Bem como, a atuação demanda o diálogo com serviços de saúde, para garantir o atendimento integral a criança, o qual perpassa pela atuação interdisciplinar. A atuação com ênfase nos aspectos emocionais, atribuição suscitada, refere ao atendimento especifico com a criança, a partir da escuta e do acolhimento. Destacamos que a atuação do psicólogo escolar com crianças disléxicas colabora para o desenvolvimento de estratégias de intervenção na própria instituição, em vista da promoção de bemestar da criança, da aprendizagem, para o diálogo com a família e entre os demais profissionais da instituição de ensino, bem como serviços de saúde.
Dyslexia is a specific learning disorder, the signs of which appear during childhood, from the start of school life. School psychology is a field of practice for psychologists, whose responsibilities encompass aspects inherent to the school context, including learning. In this regard, the research discusses the role of psychologists with an emphasis on dyslexic children in the school environment. To this end, we defined the general objective as investigating the role of the school psychologist with dyslexic children from the perspective of historical-cultural theory. The specific objectives focused on analysing conceptions surrounding learning and dyslexia in the work of school psychologists and identifying how they work with dyslexic children. In terms of methodological aspects, this is a bibliographical research with a qualitative approach. As a means of obtaining data, we used the databases: BVS and Capes Journals. The data obtained come from Brazilian academic literature, covering the period from 2010 to 2023. As an analytical tool, we used Braun and Clarke's (2006) thematic analysis. As results, we highlight that the role of the school psychologist with dyslexic children involves working alongside those involved in the school context, such as the children, the family, and the educational institution. Furthermore, the role requires dialogue with health services to ensure comprehensive care for the child, which entails interdisciplinary work. Emphasis on emotional aspects, a highlighted responsibility, refers to specific support for the child, through listening and providing care. We highlight that the role of the school psychologist with dyslexic children contributes to the development of intervention strategies within the institution itself, aiming to promote the child’s well-being, learning, dialogue with the family, and collaboration with other professionals within the educational institution, as well as with health services.
Dr. Silva, Marcos Leandro da.
Psicologia escolar.
Dificuldades de aprendizagem.
Distúrbios da aprendizagem.