Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, na infância e relações sociais no viés da psicologia histórico-cultural
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, na infância e relações sociais no viés da psicologia histórico-cultural
<emily.cavalcante@arapiraca.ufal.br> Santos, Larissa Aparecida dos.
<larissa.aparecida@arapiraca.ufal.br>
Esta pesquisa teve como tema as repercussões do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças sob a perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural, referencial teórico adotado. O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade, que afetam várias dimensões do sujeito. Diante disso, o objetivo geral foi compreender a relação entre o TDAH e as relações sociais na infância baseada na Psicologia Histórico-Cultural. Já os objetivos específicos foram: apresentar os principais aspectos do TDAH; identificar como a Psicologia Histórico-Cultural compreende as relações sociais na infância; e, por fim, analisar as especificidades das relações sociais de crianças com TDAH por meio de uma revisão bibliográfica sob a ótica do referencial teórico. No que se refere à metodologia, trata-se de um estudo qualitativo, explicativo, exploratório e bibliográfico, realizado nos portais de pesquisa CAPES e LILACS, resultando na escolha de 7 artigos científicos, que foram analisados a partir do método da análise de conteúdo de Laurence Bardin, resultando em 5 subcategorias e 2 categorias de análise: “Crianças com TDAH, relações sociais e subjetividade” (composta por 2 subcategorias, “subjetividade” e “afetividade”); e “TDAH, habilidades sociais e relacionamento entre pares” (composta por 3 subcategorias, “habilidades sociais”, “empatia” e “relacionamento entre pares”). Pautando-se nos conceitos de mediação, internalização e Zona de Desenvolvimento Proximal, o referencial teórico escolhido ofereceu uma base sólida para compreender como o ambiente cultural e as interações sociais influenciam o desenvolvimento de crianças com TDAH, o que impacta diretamente a formação de sua identidade. Dentre os resultados, compreendeu-se que o TDAH influencia o desenvolvimento socioemocional, incluindo prejuízos nas habilidades sociais, dificuldade no estabelecimento de interações e relações sociais, na formação de vínculos, na autopercepção e na autoestima. Desse modo, esse transtorno interfere significativamente na qualidade das relações sociais, uma vez que as crianças com TDAH tendem a apresentar dificuldades em interpretar normas sociais, controlar impulsos e manter a atenção em suas interações, o que pode resultar em conflitos, rejeição pelos pares e isolamento social. Ao final dessa pesquisa, percebe-se que ela contribui para a compreensão das particularidades do transtorno, propondo uma abordagem mais empática e inclusiva para lidar com as dificuldades específicas enfrentadas por essas crianças, oferecendo uma visão integrada para compreender e intervir nesse processo através da perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural. Ressalta-se a necessidade da presença e formação dos mediadores de modo a contribuírem com o desenvolvimento de habilidades sociais dessas crianças, destacando a relevância de que atuem com acolhimento e sensibilidade, contribuindo para mitigar possíveis repercussões negativas ao longo da vida delas.
This research focused on the repercussions of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in children from the perspective of Historical-Cultural Psychology, the theoretical framework adopted. ADHD is a neurodevelopmental disorder characterized by symptoms of inattention, hyperactivity, and impulsivity, which affect several dimensions of the individual. Therefore, the general objective was to understand the relationship between ADHD and social relations in childhood based on Historical-Cultural Psychology. The specific objectives were: to present the main aspects of ADHD; to identify how Historical-Cultural Psychology understands social relations in childhood; and, finally, to analyze the specificities of the social relations of children with ADHD through a bibliographic review from the perspective of the theoretical framework. Regarding the methodology, this is a qualitative, explanatory, exploratory and bibliographic study, carried out in the CAPES and LILACS research portals, resulting in the selection of 7 scientific articles, which were analyzed using Laurence Bardin's content analysis method, resulting in 5 subcategories and 2 categories of analysis: “Children with ADHD, social relationships and subjectivity” (composed of 2 subcategories, “subjectivity” and “affectivity”); and “ADHD, social skills and peer relationships” (composed of 3 subcategories, “social skills”, “empathy” and “peer relationships”). Based on the concepts of mediation, internalization and Zone of Proximal Development, the chosen theoretical framework offered a solid basis for understanding how the cultural environment and social interactions influence the development of children with ADHD, which directly impacts the formation of their identity. Among the results, it was understood that ADHD influences socioemotional development, including impairments in social skills, difficulty in establishing interactions and social relationships, in the formation of bonds, in self-perception and self-esteem. Thus, this disorder significantly interferes in the quality of social relationships, since children with ADHD tend to have difficulties in interpreting social norms, controlling impulses and maintaining attention in their interactions, which can result in conflicts, rejection by peers and social isolation. At the end of this research, it is clear that it contributes to the understanding of the particularities of the disorder, proposing a more empathetic and inclusive approach to deal with the specific difficulties faced by these children, offering an integrated vision to understand and intervene in this process through the perspective of Historical-Cultural Psychology. The need for the presence and training of mediators to contribute to the development of social skills of these children is highlighted, emphasizing the importance of them acting with acceptance and sensitivity, contributing to mitigating possible negative repercussions throughout their lives.
Esp. Silva, Yanka Henrique.
Desenvolvimento infantil.
Transtorno mental.