A música como ferramenta no processo de construção do saber nos anos iniciais do Ensino fundamental e os entraves encontrados pelos docentes especialistas

A música como ferramenta no processo de construção do saber nos anos iniciais do Ensino fundamental e os entraves encontrados pelos docentes especialistas

Autor(a)
Silva, Luiz Júnior Souza da.
<juniorbulling@gmail.com>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
30/10/2024
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
40
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Esta monografia pretendeu possibilitar discussões sobre a formação do professor de  música e as dificuldades que ele encontra em sua trajetória para o exercício da docência. Buscamos entender quais os apontamentos discorridos pelos docentes entrevistados sobre o componente curricular “Música”, além de questões relativas à sua implantação, já que consta como não - obrigatória. Também, pretendemos compreender como essa ferramenta – a música – pode contribuir no desenvolvimento da criança, no sentido de transformar suas ideias em pensamentos críticos junto aos demais conhecimentos adquiridos no seu cotidiano escolar, instigando-as a serem futuros cidadãos que formam uma sociedade mais ampla no sentido musical e artístico, proporcionado pela prática musical como objeto formador. É inquestionável o quanto a música vem sendo significativa na educação e vem contribuindo nas atividades lúdicas que envolvem jogos e brincadeiras. Contudo, o objetivo desse trabalho foi apreender se ela está sendo trabalhada da maneira adequada na proporção de condicionar as crianças a atração pelo saber na perspectiva do seu desenvolvimento integral, visando também levantar discussões sobre como os especialistas em música se veem no cenário educativo. O método utilizado foi qualiquantitativo, coordenando elementos que discutem o ponto de vista de docentes em consonância com seus perfis profissionais, com dados reunidos de forma remota, via questionário do Google Forms. O aporte teórico orientou-se por autores que analisam o ensino de música na educação básica (BRITO, 2003), (LOUREIRO, 2007), (BEBER, 2012), e elementos da formação docente (TARDIF, 2014), além de documentos normativos do currículo, tais como: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997), Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RECNEI,1998), Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), dentre outros que tornam possível entender a música como contributo no processo formador de ensino e aprendizagem.

Abstract

This monograph aimed to enable discussions about the training of music teachers and the difficulties they encounter in their careers as teachers. We sought to understand the points made by the teachers interviewed about the curricular component “Music”, as well as issues related to its implementation, since it is considered non-mandatory. We also intended to understand how this tool – music – can contribute to the development of children, in the sense of transforming their ideas into critical thoughts together with other knowledge acquired in their daily school life, encouraging them to be future citizens who form a broader society in the musical and artistic sense, provided by musical practice as a formative object. It is unquestionable how significant music has been in education and has contributed to recreational activities involving games and play. However, the objective of this work was to understand whether it is being worked on in the appropriate way in proportion to conditioning children to be attracted to knowledge from the perspective of their integral development, also aiming to raise discussions about how music specialists see themselves in the educational scenario. The method used was qualitative and quantitative, coordinating elements that discuss the point of view of teachers in line with their professional profiles, with data collected remotely, via a Google Forms questionnaire. The theoretical contribution was guided by authors who analyze music teaching in basic education (BRITO, 2003), (LOUREIRO, 2007), (BEBER, 2012), and elements of teacher training (TARDIF, 2014), in addition to normative documents of the curriculum, such as: National Curricular Parameters (PCN, 1997), National Curricular Reference for Early Childhood Education (RECNEI, 1998), National Common Curricular Base (BNCC, 2017), among others that make it possible to understand music as a contribution to the teaching and learning training process.

Orientador(a)
Dr.ª Carvalho, Simone Barboza de.
Banca Examinadora
Dr.ª Silva, Janaíla dos Santos.
Dr. Maceno, Talvanes Eugênio.
Palavras-chave
Educação.
Formação docente .
Música - Ensino.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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