A música como ferramenta no processo de construção do saber nos anos iniciais do Ensino fundamental e os entraves encontrados pelos docentes especialistas
A música como ferramenta no processo de construção do saber nos anos iniciais do Ensino fundamental e os entraves encontrados pelos docentes especialistas
<juniorbulling@gmail.com>
Esta
monografia pretendeu possibilitar discussões sobre a formação do professor de música e as dificuldades que ele encontra em
sua trajetória para o exercício da docência. Buscamos entender quais os
apontamentos discorridos pelos docentes entrevistados sobre o componente
curricular “Música”, além de questões relativas à sua implantação, já que
consta como não - obrigatória. Também, pretendemos compreender como essa
ferramenta – a música – pode contribuir no desenvolvimento da criança, no
sentido de transformar suas ideias em pensamentos críticos junto aos demais
conhecimentos adquiridos no seu cotidiano escolar, instigando-as a serem futuros
cidadãos que formam uma sociedade mais ampla no sentido musical e artístico,
proporcionado pela prática musical como objeto formador. É inquestionável o
quanto a música vem sendo significativa na educação e vem contribuindo nas atividades
lúdicas que envolvem jogos e brincadeiras. Contudo, o objetivo desse trabalho
foi apreender se ela está sendo trabalhada da maneira adequada na proporção de
condicionar as crianças a atração pelo saber na perspectiva do seu desenvolvimento
integral, visando também levantar discussões sobre como os especialistas em
música se veem no cenário educativo. O método utilizado foi qualiquantitativo,
coordenando elementos que discutem o ponto de vista de docentes em consonância
com seus perfis profissionais, com dados reunidos de forma remota, via questionário
do Google Forms. O aporte teórico orientou-se por autores que analisam o ensino
de música na educação básica (BRITO, 2003), (LOUREIRO, 2007), (BEBER, 2012), e
elementos da formação docente (TARDIF, 2014), além de documentos normativos do
currículo, tais como: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997),
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RECNEI,1998), Base
Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), dentre outros que tornam possível entender
a música como contributo no processo formador de ensino e aprendizagem.
This
monograph aimed to enable discussions about the training of music teachers and the
difficulties they encounter in their careers as teachers. We sought to
understand the points made by the teachers interviewed about the curricular
component “Music”, as well as issues related to its implementation, since it is
considered non-mandatory. We also intended to understand how this tool – music
– can contribute to the development of children, in the sense of transforming
their ideas into critical thoughts together with other knowledge acquired in
their daily school life, encouraging them to be future citizens who form a
broader society in the musical and artistic sense, provided by musical practice
as a formative object. It is unquestionable how significant music has been in
education and has contributed to recreational activities involving games and
play. However, the objective of this work was to understand whether it is being
worked on in the appropriate way in proportion to conditioning children to be
attracted to knowledge from the perspective of their integral development, also
aiming to raise discussions about how music specialists see themselves in the
educational scenario. The method used was qualitative and quantitative,
coordinating elements that discuss the point of view of teachers in line with
their professional profiles, with data collected remotely, via a Google Forms
questionnaire. The theoretical contribution was guided by authors who analyze
music teaching in basic education (BRITO, 2003), (LOUREIRO, 2007), (BEBER,
2012), and elements of teacher training (TARDIF, 2014), in addition to
normative documents of the curriculum, such as: National Curricular Parameters
(PCN, 1997), National Curricular Reference for Early Childhood Education
(RECNEI, 1998), National Common Curricular Base (BNCC, 2017), among others that
make it possible to understand music as a contribution to the teaching and learning
training process.
Dr. Maceno, Talvanes Eugênio.
Formação docente .
Música - Ensino.