Relato de experiência sobre o uso do método de estudo de caso no ensino superior de química a partir da resolução do caso "Óleo de fritura - descarte consciente"

Relato de experiência sobre o uso do método de estudo de caso no ensino superior de química a partir da resolução do caso "Óleo de fritura - descarte consciente"

Autor(a)
Santos, Camila dos.
<camila.santos2@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
28/11/2024
Curso/Outros
Química
Número de folhas
59
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O estudo de caso configura-se como uma metodologia que faz uso de narrativas para ilustrar diferentes problemáticas existentes na vida cotidiana do aluno. De modo que este busque possíveis alternativas para solucioná-los, permitindo assim uma participação ativa do educando durante as aulas. Diante disso, este trabalho apresenta um relato de experiência acerca do uso da metodologia de estudo de caso (EC), variante do método Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), no ensino superior de química e suas contribuições para o desenvolvimento de habilidades. Esta pesquisa foi realizada na disciplina de projetos integradores 5 e 6, por um grupo composto de três alunas, em uma turma do período do curso de graduação em Química da Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca. Ao longo deste estudo apresenta-se exposta a resolução do caso selecionado “Óleo de Fritura Descarte Consciente”, pertencente ao Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Instituto de Química de São Carlos (GPEQSC), que trata sobre o descarte inadequado do óleo residual de cozinha no meio ambiente. A resolução do caso em questão ocorreu por intermédio de pesquisas em diferentes bases de dados, tais como: Periódicos Capes, Scielo e Google Scholar, com o uso de palavras chave como glicerina, biodiesel e óleo residual de cozinha; sendo selecionados como materiais para subsidiar a presente pesquisa bibliográfica artigos, monografias e teses. Dentre as possíveis propostas encontradas para solucionar o caso, foi escolhido a obtenção e aproveitamento da glicerina obtida do biodiesel produzido a partir do óleo residual de cozinha, visto que o estudo da gliceroquímica seria uma alternativa viável, devido ao seu destaque em aplicações na indústria. Logo, por meio da resolução do caso foi possível conceder ainda durante a graduação em química a oportunidade de desenvolver e aprimorar habilidades fundamentais, tais como pensamento crítico, trabalho em equipe, capacidade investigativa, argumentativa, comunicação oral e escrita, entre outros.

Abstract

The case study is a methodology that uses narratives to illustrate different problems that exist in the student's daily life. In such a way that the student seeks possible alternatives to solve them, thus allowing active participation of the student during classes. In view of this, this work presents an experience report on the use of the case study (CS) methodology, a variant of the Problem-Based Learning (PBL) method, in higher education in chemistry and its contributions to the development of skills. This research was carried out in the discipline of integrative projects 5 and 6, by a group composed of three students, in a class of the 7th period of the undergraduate course in Chemistry at the Federal University of Alagoas - Arapiraca Campus. Throughout this study, the resolution of the selected case “Frying Oil — Conscious Disposal” is presented, belonging to the Research Group in Chemistry Education of the Chemistry Institute of São Carlos (GPEQSC), which deals with the improper disposal of waste cooking oil in the environment. The case in question was resolved through research in different databases, such as Capes, Scielo and Google Scholar, using keywords such as glycerin, biodiesel and waste cooking oil; articles, monographs and theses were selected as materials to support this bibliographic research. Among the possible proposals found to solve the case, the choice was to obtain and use glycerin obtained from biodiesel produced from waste cooking oil, since the study of glycerochemistry would be a viable alternative, due to its prominent applications in industry. Therefore, through the resolution of the case, it was possible to grant, while still in the undergraduate course in chemistry, the opportunity to develop and improve fundamental skills, such as critical thinking, teamwork, investigative and argumentative skills, oral and written communication, among others.

Orientador(a)
Dr.ª Cardoso, Sílvia Helena.
Banca Examinadora
Dr. Oliveira, Adeildo Júnior de.
Dr.ª Oliveira, Iara Terra de.
Palavras-chave
Estudo de casos.
Glicerina.
Óleo residual - Cozinha.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
85
Observações


Não foi possível exibir o PDF