Relato de experiência sobre o uso do método de estudo de caso no ensino superior de química a partir da resolução do caso "Óleo de fritura - descarte consciente"
Relato de experiência sobre o uso do método de estudo de caso no ensino superior de química a partir da resolução do caso "Óleo de fritura - descarte consciente"
<camila.santos2@arapiraca.ufal.br>
O estudo de caso configura-se como uma metodologia que faz uso de
narrativas para ilustrar diferentes problemáticas existentes na vida cotidiana
do aluno. De modo que este busque possíveis
alternativas para solucioná-los, permitindo assim uma participação ativa do educando durante as aulas. Diante disso,
este trabalho apresenta um relato de experiência acerca do uso da metodologia
de estudo de caso (EC), variante do método Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), no ensino superior de química e suas contribuições para o desenvolvimento de habilidades. Esta
pesquisa foi realizada na disciplina de projetos integradores 5 e 6, por um
grupo composto de três alunas,
em uma turma do 7º período do curso de graduação em Química
da Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca. Ao longo deste estudo
apresenta-se exposta a resolução do caso selecionado “Óleo de Fritura
— Descarte Consciente”, pertencente ao Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Instituto de Química de São Carlos
(GPEQSC), que trata sobre o descarte inadequado do óleo residual de
cozinha no meio ambiente. A resolução do caso em questão ocorreu por intermédio
de pesquisas em diferentes bases de dados, tais como: Periódicos Capes, Scielo
e Google Scholar, com o uso de palavras chave como glicerina, biodiesel e óleo
residual de cozinha; sendo selecionados como materiais para subsidiar a
presente pesquisa bibliográfica artigos, monografias e teses. Dentre as
possíveis propostas encontradas para solucionar o caso, foi escolhido a
obtenção e aproveitamento da glicerina obtida do biodiesel produzido a partir do óleo residual
de cozinha, visto
que o estudo da gliceroquímica seria uma alternativa viável, devido
ao seu destaque em aplicações na indústria. Logo, por meio da resolução do caso foi possível conceder
ainda durante a graduação
em química a oportunidade de desenvolver e aprimorar habilidades fundamentais,
tais como pensamento crítico, trabalho
em equipe, capacidade investigativa, argumentativa, comunicação oral e escrita, entre outros.
The case study is a methodology that uses narratives to illustrate
different problems that exist in the student's daily life. In such a way that
the student seeks possible alternatives to solve them, thus allowing active
participation of the student during
classes. In view of this, this work presents an experience report on the
use of the case study (CS) methodology, a variant of the Problem-Based Learning
(PBL) method, in higher education
in chemistry and its contributions to the development of
skills. This research was carried out in the discipline of integrative projects
5 and 6, by a group composed of three students, in a class of the 7th period of
the undergraduate course in Chemistry at the Federal University of Alagoas -
Arapiraca Campus. Throughout this study, the resolution of the selected case
“Frying Oil — Conscious Disposal” is
presented, belonging to the Research Group in Chemistry Education of the
Chemistry Institute of São Carlos (GPEQSC), which deals with the improper
disposal of waste cooking oil in the environment. The case in question was
resolved through research in different databases, such as Capes, Scielo and
Google Scholar, using keywords such as glycerin, biodiesel and waste cooking
oil; articles, monographs and theses were selected as materials to support this
bibliographic research. Among the possible proposals found to solve the case,
the choice was to obtain and use glycerin obtained from biodiesel produced from
waste cooking oil, since the study of glycerochemistry would be a viable
alternative, due to its prominent applications in industry. Therefore, through
the resolution of the case,
it was possible to grant, while
still in the undergraduate course in chemistry, the opportunity to develop and
improve fundamental skills, such as
critical thinking, teamwork, investigative and argumentative skills, oral and written communication, among others.
Dr.ª Oliveira, Iara Terra de.
Glicerina.
Óleo residual - Cozinha.