Educação infantil antirracista: explorando alguns fundamentos teóricos- pedagógicos

Educação infantil antirracista: explorando alguns fundamentos teóricos-pedagógicos

Autor(a)
Silva, Liliane Aline dos Santos.
<liliane.aline@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
25/11/2024
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
29
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da educação antirracista no contexto da educação infantil. Para isso, buscou-se debater conceitualmente o racismo na sociedade brasileira, discutir princípios da Educação Antirracista que podem ser aplicados à Educação Infantil e relacionar a Lei 10.639/2003 e seus desdobramentos com as políticas curriculares para a Educação Infantil. Optou-se, também, por apresentar valores civilizatórios afro-brasileiros e discutir alguns deles como fundamentais para o desenvolvimento de cotidianos de Educação Infantil Antirracista. Para isso, o texto apresenta uma discussão baseada em bibliografia por meio de fontes teóricas, como artigos científicos, textos acadêmicos e vídeos de discussão. Por fim, defendemos a ampliação da temática e da sua discussão na formação de docentes e na elaboração de propostas pedagógicas

Abstract

This work aims to reflect on the importance of anti-racist education in the context of early  childhood education. To this end, a conceptual discussion of racism in Brazilian society was undertaken, along with an exploration of the principles of Anti-Racist Education that can be applied to Early Childhood Education, and the relationship between Law 10.639/2003 and its implications for curriculum policies in Early Childhood Education. Furthermore, the decision was made to present Afro-Brazilian civilizing values and to discuss some of these as fundamental for the development of anti-racist Early Childhood Education practices. The text, therefore, presents a discussion based on a bibliographic review, drawing on theoretical sources such as scientific articles, academic texts, and discussion videos. Finally, we advocate for the expansion of the topic and its discussion in teacher training and in the development of pedagogical proposals.

Orientador(a)
Dr. Pereira, Fábio Hoffmann.
Banca Examinadora
Dr.ª Silva, Janaíla dos Santos.
Dr. Santos Júnior, Júlio Bispo dos.
Palavras-chave
Formação docente.
Educação.
Educação infantil.
Racismo .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
62
Observações


Não foi possível exibir o PDF