Atividades de extensão do curso de Administração pública da UFAL: análise de dados, tendências e distribuição ao longo dos anos

Atividades de extensão do curso de Administração pública da UFAL: análise de dados, tendências e distribuição ao longo dos anos

Autor(a)
Nascimento, Ihannowyck Santos do.
<ihannowyck18@gmail.com>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
14/11/2024
Curso/Outros
Administração Pública
Número de folhas
50
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A extensão universitária tem ganhado crescente relevância nas discussões acadêmicas devido ao seu papel fundamental na articulação entre universidade e sociedade. Definida como um processo educativo, cultural e científico que visa promover uma interação transformadora entre ambas as esferas, a extensão se apresenta como um instrumento de democratização do conhecimento e de fortalecimento da cidadania. Essa função da universidade, historicamente marginalizada em relação ao ensino e à pesquisa, tem se afirmado como essencial para a formação integral dos estudantes e para a produção de impactos sociais concretos. Neste trabalho, propõe-se uma análise das atividades de extensão no contexto das atividades desenvolvidas no curso de administração pública, com foco na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e suas contribuições para o desenvolvimento social. A partir da Resolução n° 04/2018 do Conselho Universitário, que implementa a curricularização da extensão, discute-se o impacto dessa integração no ensino de graduação e a potencialidade de ações extensionistas em promover mudanças nas comunidades em que estão inseridas. A justificativa para a realização deste estudo reside na necessidade de compreender melhor o papel transformador da extensão universitária em um contexto de grandes desafios sociais e econômicos. A implementação da curricularização da extensão nas universidades públicas brasileiras é uma medida recente e inovadora, cujos resultados práticos ainda estão sendo analisados. Com isso, este trabalho pretende contribuir para o entendimento dos benefícios e dificuldades desse processo, oferecendo subsídios para o aprimoramento das práticas extensionistas. Este estudo adota uma abordagem qualitativa, por meio de análise documental e entrevistas com estudantes, professores e coordenadores de projetos de extensão na UFAL. A metodologia inclui a análise de relatórios institucionais e de projetos, bem como a aplicação de questionários semiestruturados aos participantes da pesquisa. Assim, ao final, espera-se demonstrar que a integração entre ensino, pesquisa e extensão, prevista pela Constituição de 1988 e pelas diretrizes do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX), não apenas enriquece a formação dos estudantes, mas também atua como vetor de desenvolvimento social, promovendo uma universidade mais inclusiva e conectada às demandas da sociedade.

Abstract

University extension has gained increasing relevance in academic discussions due to itsfundamental role in articulating the university and society. Defined as an educational, cultural, and scientific process that aims to promote a transformative interaction between both spheres, extension presents itself as an instrument for democratizing knowledge and strengthening citizenship. This function of the university, historically marginalized in relation to teaching and research, has affirmed itself as essential for the comprehensive education of students and for producing concrete social impacts. This work proposes an analysis of extension activities in the context of public universities in Brazil, focusing on the Federal University of Alagoas (UFAL), and their contributions to social development. Based on Resolution No. 04/2018 of the University Council, which implements the curricularization of extension, it discusses the impact of this integration on undergraduate education and the potential of extension actions to promote changes in the communities in which they are inserted. The justification for conducting this study lies in the need to better understand the transformative role of university extension in a context of significant social and economic challenges. The implementation of curricularization of extension in public universities in Brazil is a recent and innovative measure, the practical results of which are still being analyzed. Thus, this work aims to contribute to the understanding of the benefits and difficulties of this process, providing support for the improvement of extension practices. This study adopts a qualitative approach, through documentary analysis and interviews with students, professors, and coordinators of extension projects at UFAL. The methodology includes the analysis of institutional reports and projects, as well as the application of semi-structured questionnaires to research participants. At the end, it is expected to demonstrate that the integration of teaching, research, and extension, as provided for by the 1988 Constitution and the guidelines of the Forum of Pro-Rectors of Extension of Public Institutions of Higher Education in Brazil (FORPROEX), not only enriches students' education but also acts as a vector for social development, promoting a more inclusive university that is connected to the demands of society.

Orientador(a)
Dr. Coelho, Rodrigo Pereyra de Sousa.
Banca Examinadora
Me. Leal, Leonardo Prates.
Dr.ª Santos, Marli de Araújo.
Palavras-chave
Formação acadêmica.
Administração pública.
Extensão universitária.
Educação e cidadania.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
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