Atividades de extensão do curso de Administração pública da UFAL: análise de dados, tendências e distribuição ao longo dos anos
Atividades de extensão do curso de Administração pública da UFAL: análise de dados, tendências e distribuição ao longo dos anos
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A
extensão universitária tem ganhado crescente relevância nas discussões
acadêmicas devido ao seu papel fundamental na articulação entre universidade e
sociedade. Definida como um processo educativo, cultural e científico que visa
promover uma interação transformadora entre ambas as esferas, a extensão se
apresenta como um instrumento de democratização do conhecimento e de
fortalecimento da cidadania. Essa função da universidade, historicamente marginalizada
em relação ao ensino e à pesquisa, tem se afirmado como essencial para a formação
integral dos estudantes e para a produção de impactos sociais concretos. Neste trabalho,
propõe-se uma análise das atividades de extensão no contexto das atividades desenvolvidas
no curso de administração pública, com foco na Universidade Federal de Alagoas
(UFAL), e suas contribuições para o desenvolvimento social. A partir da
Resolução n° 04/2018 do Conselho Universitário, que implementa a curricularização
da extensão, discute-se o impacto dessa integração no ensino de graduação e a
potencialidade de ações extensionistas em promover mudanças nas comunidades em
que estão inseridas. A justificativa para a realização deste estudo reside na
necessidade de compreender melhor o papel transformador da extensão
universitária em um contexto de grandes desafios sociais e econômicos. A implementação
da curricularização da extensão nas universidades públicas brasileiras é uma medida
recente e inovadora, cujos resultados práticos ainda estão sendo analisados.
Com isso, este trabalho pretende contribuir para o entendimento dos benefícios
e dificuldades desse processo, oferecendo subsídios para o aprimoramento das
práticas extensionistas. Este estudo adota uma abordagem qualitativa, por meio
de análise documental e entrevistas com estudantes, professores e coordenadores
de projetos de extensão na UFAL. A metodologia inclui a análise de relatórios
institucionais e de projetos, bem como a aplicação de questionários semiestruturados
aos participantes da pesquisa. Assim, ao final, espera-se demonstrar que a integração
entre ensino, pesquisa e extensão, prevista pela Constituição de 1988 e pelas diretrizes
do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior
Brasileiras (FORPROEX), não apenas enriquece a formação dos estudantes, mas também
atua como vetor de desenvolvimento social, promovendo uma universidade mais inclusiva
e conectada às demandas da sociedade.
University
extension has gained increasing relevance in academic discussions due to its
Dr.ª Santos, Marli de Araújo.
Administração pública.
Extensão universitária.
Educação e cidadania.