Significado do conhecimento químico apresentados por memes no Instagram

Significado do conhecimento químico apresentados por memes no Instagram

Autor(a)
Santos, Abigail Stefane dos.
<abigailstefany80@gmail.com>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
20/02/2024
Curso/Outros
Química
Número de folhas
51
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Atualmente, o mundo virtual se apropriou do termo "meme" para caracterizar conteúdos compartilhados. Este trabalho tem como objetivo analisar memes publicados por páginas na rede social Instagram em termos dos significados do conhecimento químico. Foram abordados conceitos de multimodalidade e Semiótica, mais especificamente da Semiótica Social. Além disso, buscou-se compreender os conceitos químicos veiculados pelos memes e identificar as possíveis potencialidades ou limitações pedagógicas dessas imagens presentes nos memes ao serem empregadas como recurso nas aulas de ciências. No ensino de química e em outras ciências naturais, o uso de imagens e modelos desempenha um papel crucial para melhorar o entendimento de conceitos. As imagens semióticas têm o potencial de abordar diversas discussões, apresentando uma estrutura variada que inclui fotos, vídeos, gifs e frases. Por trás de toda a linguagem humorística presente nos memes, há uma intencionalidade ou crítica a ser feita. Mesmo com seu caráter humorístico, os memes muitas vezes trazem consigo uma intenção ou crítica subjacente, sendo considerados como gêneros textuais que englobam representações. A maioria das imagens é encontrada em situações narradas que ocorrem dentro do próprio meme. Portanto, é essencial dedicar atenção aos cuidados ao uso de determinadas imagens. Nesse contexto, para fins de sistematização, a análise das imagens foi realizada sob a perspectiva da Gramática do Design Visual (GDV), categorizando-as com base nos elementos visuais e textuais que compõem essas criações humorísticas. Destacaram-se os significados representacional, interacional e conceitual. Na análise da composição das imagens destacadas na pesquisa, a representação conceitual foi o elemento que se sobressaiu em todos os memes. Essa estrutura foi utilizada para descrever as características, identidades e valores dos participantes, sendo crucial para analisar os significados que se pretende produzir na interação com o leitor. Com esta pesquisa, almejamos não apenas validar a eficácia dos recursos multimodais no ensino de Química, mas também iniciar a compreensão do significado do conhecimento químico presente nas imagens, identificando quais conhecimentos estão sendo representados nelas.

Abstract

Currently, the virtual world has appropriated the term "meme" to characterize shared content. This work aims to analyze memes published by pages on the social media platform Instagram in terms of the meanings of chemical knowledge. Concepts of multimodality and Semiotics, more specifically Social Semiotics, were addressed. Additionally, the goal was to understand the chemical concepts conveyed by the memes and to identify the potentialities or pedagogical limitations of these images present in the memes when used as a resource in science classes. In the teaching of chemistry and other natural sciences, the use of images and models plays a crucial role in improving the understanding of concepts. Semiotic images have the potential to address various discussions, presenting a varied structure that includes photos, videos, gifs, and phrases. Behind all the humoristic language present in memes, there is an intention or critique to be made. Even with their humorous character, memes often bring with them an underlying intention or critique, being considered as textual genres that encompass representations. Most of the images are found in narrated situations that occur within the meme itself. Therefore, it is essential to pay attention to the care in the use of certain images. In this context, for the purpose of systematization, the analysis of the images was carried out from the perspective of the Grammar of Visual Design (GDV), categorizing them based on the visual and textual elements that compose these humorous creations. The representational, interactional, and conceptual meanings stood out. In the analysis of the composition of the images highlighted in the research, the conceptual representation was the element that stood out in all the memes. This structure was used to describe the characteristics, identities, and values of the participants, being crucial to analyze the meanings intended to be produced in interaction with the reader. With this research, we aim not only to validate the effectiveness of multimodal resources in the teaching of Chemistry but also to initiate the understanding of the meaning of chemical knowledge present in the images, identifying which knowledge is being represented in them.

Orientador(a)
Dr. Francisco Júnior, Wilmo Ernesto.
Banca Examinadora
Dr. Santos, João Paulo Tenório da Silva.
Dr.ª Albuquerque, Tereza Cristina Cavalcanti de.
Palavras-chave
Ensino de química.
Instagram (Rede social on-line).
Memes (Internet).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
95
Observações


Não foi possível exibir o PDF