Significado do conhecimento químico apresentados por memes no Instagram
Significado do conhecimento químico apresentados por memes no Instagram
<abigailstefany80@gmail.com>
Atualmente, o mundo virtual se apropriou
do termo "meme" para caracterizar conteúdos compartilhados. Este trabalho tem como
objetivo analisar memes publicados por páginas na rede social Instagram em
termos dos significados do conhecimento químico. Foram abordados conceitos de
multimodalidade e Semiótica, mais especificamente da Semiótica Social. Além disso,
buscou-se compreender os conceitos químicos veiculados pelos memes e
identificar as possíveis potencialidades ou limitações pedagógicas dessas
imagens presentes nos memes ao serem empregadas como recurso nas aulas de
ciências. No ensino de química e em outras
ciências naturais, o uso de imagens e modelos desempenha um papel crucial para
melhorar o entendimento de conceitos. As imagens semióticas têm o potencial de
abordar diversas discussões, apresentando uma estrutura variada que inclui
fotos, vídeos, gifs e frases. Por trás de toda a linguagem humorística presente
nos memes, há uma intencionalidade ou crítica a ser feita. Mesmo com seu
caráter humorístico, os memes muitas vezes trazem consigo uma intenção ou
crítica subjacente, sendo considerados como gêneros textuais que englobam
representações. A maioria das imagens é encontrada em situações narradas que
ocorrem dentro do próprio meme. Portanto, é essencial dedicar atenção aos
cuidados ao uso de determinadas imagens. Nesse contexto, para fins de sistematização,
a análise das imagens foi realizada sob a perspectiva da Gramática do Design
Visual (GDV), categorizando-as com base nos elementos visuais e textuais que
compõem essas criações humorísticas. Destacaram-se os significados
representacional, interacional e conceitual. Na análise da composição das
imagens destacadas na pesquisa, a representação conceitual foi o elemento que
se sobressaiu em todos os memes. Essa estrutura foi utilizada para descrever as
características, identidades e valores dos participantes, sendo crucial para
analisar os significados que se pretende produzir na interação com o leitor.
Com esta pesquisa, almejamos não apenas validar a eficácia dos recursos
multimodais no ensino de Química, mas também iniciar a compreensão do significado
do conhecimento químico presente nas imagens, identificando quais conhecimentos
estão sendo representados nelas.
Currently, the virtual
world has appropriated the term "meme" to characterize shared
content. This work aims to analyze memes published by pages on the social media
platform Instagram in terms of the meanings of chemical knowledge. Concepts of
multimodality and Semiotics, more specifically Social Semiotics, were addressed.
Additionally, the goal was to understand the chemical concepts conveyed by the
memes and to identify the potentialities or pedagogical limitations of these
images present in the memes when used as a resource in science classes. In the
teaching of chemistry and other natural sciences, the use of images and models
plays a crucial role in improving the understanding of concepts. Semiotic
images have the potential to address various discussions, presenting a varied
structure that includes photos, videos, gifs, and phrases. Behind all the
humoristic language present in memes, there is an intention or critique to be
made. Even with their humorous character, memes often bring with them an
underlying intention or critique, being considered as textual genres that
encompass representations. Most of the images are found in narrated situations
that occur within the meme itself. Therefore, it is essential to pay attention
to the care in the use of certain images. In this context, for the purpose of
systematization, the analysis of the images was carried out from the
perspective of the Grammar of Visual Design (GDV), categorizing them based on
the visual and textual elements that compose these humorous creations. The
representational, interactional, and conceptual meanings stood out. In the
analysis of the composition of the images highlighted in the research, the
conceptual representation was the element that stood out in all the memes. This
structure was used to describe the characteristics, identities, and values of the
participants, being crucial to analyze the meanings intended to be produced in
interaction with the reader. With this research, we aim not only to validate
the effectiveness of multimodal resources in the teaching of Chemistry but also
to initiate the understanding of the meaning of chemical knowledge present in
the images, identifying which knowledge is being represented in them.
Dr.ª Albuquerque, Tereza Cristina Cavalcanti de.
Instagram (Rede social on-line).
Memes (Internet).