Dificuldades no ensino e aprendizagem de conceitos geométricos no 5º ano do Ensino fundamental
Dificuldades no ensino e aprendizagem de conceitos geométricos no 5º ano do Ensino fundamental
<cledjasantanaa@gmail.com>
A
presente pesquisa buscou investigar as dificuldades encontradas no ensino e
aprendizagem de Geometria na turma de 5º ano do Ensino Fundamental da Escola
Municipal de Educação Básica Jaime de Altavila, localizada no Povoado
Flexeiras, município de São Sebastião/AL. Com esse propósito, foi realizada uma
pesquisa de cunho quali-quantitativo e de campo. A fim de alcançar o objetivo
geral, foram aplicados um questionário para a professora desta turma com
perguntas a cerca de sua formação, tempo de profissão, metodologia utilizada,
dificuldades no ensino de Geometria, entre outras indagações e um exercício
para os alunos com questões relacionadas aos descritores (5º ano | Geometria)
do SAEB, bem como, estudos do modelo de Van Hiele que apresenta os níveis de
pensamento de geométrico para identificar o desenvolvimento e aprendizagem
geométrica nos estudantes. A turma mencionada é composta por 21 alunos e todos
participaram deste estudo. Na análise e discussão dos dados, foi possível
perceber que a maioria dos alunos conhecem e conseguem relacionar figuras
geométricas com seu cotidiano, mas ainda apresentam dificuldades para
interpretar e compreender conceitos importantes como o de lateralidade. Por
outro lado, a professora pesquisada mostrou-se apegada a uma metodologia pouco
inovadora para apresentar esse conteúdo em sala de aula. Contudo, foi possível
perceber que falta implementar novas estratégias de ensino, procurar inovações,
utilizar e usufruir de todas as possibilidades apresentadas atualmente,
principalmente tratando-se de recursos tecnológicos, para que as aulas
tornem-se mais atrativas e o aluno consiga desenvolver de forma significativa
seus conhecimentos.
The present research
sought to investigate the difficulties encountered in teaching and learning
Geometry in the only 5th grade class of Elementary School at the Municipal
School of Basic Education Jaime de Altavila, located in Povoado Flexeiras, in
the municipality of São Sebastião/AL. For this purpose, a
qualitative-quantitative and field research was carried out. In order to reach
the general objective, a questionnaire was applied to the teacher of this class
with questions about her training, time in the profession, methodology used,
difficulties in teaching Geometry, among other inquiries and an exercise for
students with questions related to the descriptors (5th year | Geometry) of the
SAEB, as well as studies of the Van Hiele model that presents the levels of
geometric thinking to identify the development and geometric learning in
students. The class mentioned is composed of 21 students and all of them
participated in this study. In the analysis and discussion of the data, it was
possible to perceive that most students know and manage to relate geometric
figures with their daily lives, but still have difficulties in interpreting and
understanding important concepts such as laterality. On the other hand, the
researched teacher showed to be attached to a little innovative methodology to
present this content in the classroom. However, it was possible to perceive
that it is necessary to implement new teaching strategies, to look for
innovations, to use and take advantage of all the possibilities currently
presented, mainly in the case of technological resources, so that the classes
become more attractive and the student can develop in a way their knowledge
significantly.
Me. Silva, Eben Alves da.
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Geometria.
Van Hiele, Teoria de.
Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).