Dificuldades no ensino e aprendizagem de conceitos geométricos no 5º ano do Ensino fundamental

Dificuldades no ensino e aprendizagem de conceitos geométricos no 5º ano do Ensino fundamental

Autor(a)
Santana, Clédja dos Santos.
<cledjasantanaa@gmail.com>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
11/03/2024
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
56
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A presente pesquisa buscou investigar as dificuldades encontradas no ensino e aprendizagem de Geometria na turma de 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Jaime de Altavila, localizada no Povoado Flexeiras, município de São Sebastião/AL. Com esse propósito, foi realizada uma pesquisa de cunho quali-quantitativo e de campo. A fim de alcançar o objetivo geral, foram aplicados um questionário para a professora desta turma com perguntas a cerca de sua formação, tempo de profissão, metodologia utilizada, dificuldades no ensino de Geometria, entre outras indagações e um exercício para os alunos com questões relacionadas aos descritores (5º ano | Geometria) do SAEB, bem como, estudos do modelo de Van Hiele que apresenta os níveis de pensamento de geométrico para identificar o desenvolvimento e aprendizagem geométrica nos estudantes. A turma mencionada é composta por 21 alunos e todos participaram deste estudo. Na análise e discussão dos dados, foi possível perceber que a maioria dos alunos conhecem e conseguem relacionar figuras geométricas com seu cotidiano, mas ainda apresentam dificuldades para interpretar e compreender conceitos importantes como o de lateralidade. Por outro lado, a professora pesquisada mostrou-se apegada a uma metodologia pouco inovadora para apresentar esse conteúdo em sala de aula. Contudo, foi possível perceber que falta implementar novas estratégias de ensino, procurar inovações, utilizar e usufruir de todas as possibilidades apresentadas atualmente, principalmente tratando-se de recursos tecnológicos, para que as aulas tornem-se mais atrativas e o aluno consiga desenvolver de forma significativa seus conhecimentos.

Abstract

The present research sought to investigate the difficulties encountered in teaching and learning Geometry in the only 5th grade class of Elementary School at the Municipal School of Basic Education Jaime de Altavila, located in Povoado Flexeiras, in the municipality of São Sebastião/AL. For this purpose, a qualitative-quantitative and field research was carried out. In order to reach the general objective, a questionnaire was applied to the teacher of this class with questions about her training, time in the profession, methodology used, difficulties in teaching Geometry, among other inquiries and an exercise for students with questions related to the descriptors (5th year | Geometry) of the SAEB, as well as studies of the Van Hiele model that presents the levels of geometric thinking to identify the development and geometric learning in students. The class mentioned is composed of 21 students and all of them participated in this study. In the analysis and discussion of the data, it was possible to perceive that most students know and manage to relate geometric figures with their daily lives, but still have difficulties in interpreting and understanding important concepts such as laterality. On the other hand, the researched teacher showed to be attached to a little innovative methodology to present this content in the classroom. However, it was possible to perceive that it is necessary to implement new teaching strategies, to look for innovations, to use and take advantage of all the possibilities currently presented, mainly in the case of technological resources, so that the classes become more attractive and the student can develop in a way their knowledge significantly.

Orientador(a)
Dr. Barros, José da Silva.
Coorientador(a)
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Banca Examinadora
Dr.ª Souza, Ademária Aparecida de.
Me. Silva, Eben Alves da.
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Palavras-chave
Séries iniciais.
Geometria.
Van Hiele, Teoria de.
Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
54
Observações


Não foi possível exibir o PDF