Análise sobre os fatores que dificultam aprendizagem na disciplina de matemática nas escolas da rede pública de Arapiraca
Análise sobre os fatores que dificultam aprendizagem na disciplina de matemática nas escolas da rede pública de Arapiraca
<edcleciabispo10@gmail.com>
Esta investigação teve como objetivo geral
analisar os principais fatores que levam os alunos terem dificuldades na
disciplina de Matemática em escolas da rede pública de Arapiraca. A metodologia
utilizada foi por meio de pesquisa bibliográfica e de campo, com abordagem
qualitativa e realizada entre o segundo semestre de 2023 e o primeiro semestre
de 2024. Assim, o presente trabalho teve como objetivos específicos: avaliar
alguns aspectos relacionados aos conhecimentos matemáticos e verificar quais
fatores estão mais ligados às dificuldades de aprendizagem na disciplina de
Matemática. Para tanto, inicialmente, foi feita uma revisão bibliográfica
acerca do atual processo de ensino-aprendizagem na Matemática; na sequência, a
revisão de literatura abordou alguns estudos publicados a respeito das
principais dificuldades dos alunos em Matemática; por fim, foi apresentado o
resultado de uma pesquisa de campo sobre os fatores ligados às dificuldades na
aprendizagem da disciplina de Matemática na rede pública. O instrumento
utilizado foi um questionário composto por 14 perguntas (sendo 12 fechadas e 2
abertas) aplicado a 400 alunos em 5 escolas da rede pública de Arapiraca.
Concluiu-se que as principais dificuldades dos alunos em Matemática dos
seguintes aspectos: relação professor-aluno, experiências anteriores negativas,
falha na aprendizagem de conceitos básicos durante o ensino fundamental, falta
de prática nos cálculos, desmotivação ou desinteresse pela disciplina e pela
escola, modo de ensinar a Matemática (métodos e práticas pedagógicas do
professor)
This
investigation had the general objective of analyzing the main factors that lead
students to have difficulties in the Mathematics subject in public schools in
Arapiraca. The methodology used was through bibliographical and field research,
with a qualitative approach and carried out between the second half of 2023 and
the first half of 2024. Thus, the present work had the following specific
objectives: evaluate some aspects related to mathematical knowledge and verify
which factors are most linked to learning difficulties in the Mathematics
subject. To this end, initially, a bibliographical review was carried out on
the current teaching-learning process in Mathematics; Subsequently, the
literature review addressed some published studies regarding students' main
difficulties in Mathematics; Finally, the results of field research on the
factors linked to difficulties in learning Mathematics in public schools were
presented. The instrument used was a questionnaire composed of 14 questions (12
closed and 2 open) applied to 400 students in 5 public schools in Arapiraca. It
was concluded that the main difficulties of students in Mathematics are the
following aspects: teacher-student relationship, previous negative experiences,
failure to learn basic concepts during elementary school, lack of practice in
calculations, demotivation or lack of interest in the subject and school, way
of teaching Mathematics (teacher’s pedagogical methods and practices)
Me. Silva, Eben Alves da.
Aprendizagem - Dificuldades.
Escolas - Rede pública.