Análise sobre os fatores que dificultam aprendizagem na disciplina de matemática nas escolas da rede pública de Arapiraca

Análise sobre os fatores que dificultam aprendizagem na disciplina de matemática nas escolas da rede pública de Arapiraca

Autor(a)
Silva, Edclécia Bispo da.
<edcleciabispo10@gmail.com>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
02/04/2024
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
47
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Esta investigação teve como objetivo geral analisar os principais fatores que levam os alunos terem dificuldades na disciplina de Matemática em escolas da rede pública de Arapiraca. A metodologia utilizada foi por meio de pesquisa bibliográfica e de campo, com abordagem qualitativa e realizada entre o segundo semestre de 2023 e o primeiro semestre de 2024. Assim, o presente trabalho teve como objetivos específicos: avaliar alguns aspectos relacionados aos conhecimentos matemáticos e verificar quais fatores estão mais ligados às dificuldades de aprendizagem na disciplina de Matemática. Para tanto, inicialmente, foi feita uma revisão bibliográfica acerca do atual processo de ensino-aprendizagem na Matemática; na sequência, a revisão de literatura abordou alguns estudos publicados a respeito das principais dificuldades dos alunos em Matemática; por fim, foi apresentado o resultado de uma pesquisa de campo sobre os fatores ligados às dificuldades na aprendizagem da disciplina de Matemática na rede pública. O instrumento utilizado foi um questionário composto por 14 perguntas (sendo 12 fechadas e 2 abertas) aplicado a 400 alunos em 5 escolas da rede pública de Arapiraca. Concluiu-se que as principais dificuldades dos alunos em Matemática dos seguintes aspectos: relação professor-aluno, experiências anteriores negativas, falha na aprendizagem de conceitos básicos durante o ensino fundamental, falta de prática nos cálculos, desmotivação ou desinteresse pela disciplina e pela escola, modo de ensinar a Matemática (métodos e práticas pedagógicas do professor)

Abstract

This investigation had the general objective of analyzing the main factors that lead students to have difficulties in the Mathematics subject in public schools in Arapiraca. The methodology used was through bibliographical and field research, with a qualitative approach and carried out between the second half of 2023 and the first half of 2024. Thus, the present work had the following specific objectives: evaluate some aspects related to mathematical knowledge and verify which factors are most linked to learning difficulties in the Mathematics subject. To this end, initially, a bibliographical review was carried out on the current teaching-learning process in Mathematics; Subsequently, the literature review addressed some published studies regarding students' main difficulties in Mathematics; Finally, the results of field research on the factors linked to difficulties in learning Mathematics in public schools were presented. The instrument used was a questionnaire composed of 14 questions (12 closed and 2 open) applied to 400 students in 5 public schools in Arapiraca. It was concluded that the main difficulties of students in Mathematics are the following aspects: teacher-student relationship, previous negative experiences, failure to learn basic concepts during elementary school, lack of practice in calculations, demotivation or lack of interest in the subject and school, way of teaching Mathematics (teacher’s pedagogical methods and practices)

Orientador(a)
Dr.ª Nomeriano, Aline Soares.
Coorientador(a)
Ma. Honorato, Agda Isabele Gonsalves.
Banca Examinadora
Ma. Honorato, Agda Isabele Gonsalves.
Me. Silva, Eben Alves da.
Palavras-chave
Matemática - Ensino e aprendizagem.
Aprendizagem - Dificuldades.
Escolas - Rede pública.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
66
Observações


Não foi possível exibir o PDF