A importância da afetividade na educação: reflexões sobre a relação professor- aluno

A importância da afetividade na educação: reflexões sobre a relação professor-aluno

Autor(a)
Vieira, José Willames da Silva.
<wilgavioesdafiel@gmail.com>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
28/11/2024
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
39
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A afetividade é um elemento fundamental no ambiente educacional, impactando diretamente o desenvolvimento emocional e comportamental dos alunos. Este trabalho de conclusão de curso discute a importância da afetividade na educação, focando na relação professor-aluno como meio de promovê-la. O estudo aborda conceitos essenciais e destaca como a afetividade impacta o desenvolvimento emocional, o processo de aprendizagem e a socialização dos alunos. A investigação adota uma abordagem qualitativa, incluindo uma revisão bibliográfica de autores renomados, como Piaget, Paulo Freire e Vygotsky, e relatos baseados no estágio curricular em uma escola pública. O estudo demonstra que a afetividade é fundamental na relação professor-aluno, auxiliando no aprendizado, na socialização e na construção de laços afetivos e de confiança. É crucial que professores promovam a afetividade em suas práticas pedagógicas, com o apoio do estado e da escola, incentivando a participação dos pais e responsáveis, para fortalecer o vínculo escola- família e promover a afetividade entre alunos, professores e funcionários. A conclusão reforça a importância de práticas pedagógicas que priorizem a afetividade e o papel do professor nesse processo, além de destacar a necessidade do envolvimento das famílias e do apoio do estado para garantir uma educação mais humanizada e eficaz.

Abstract

Affection is a fundamental element in the educational environment, directly impacting the emotional, behavioral development of students. This final paper discusses the importance of affection in education, focusing on the teacher-student relationship as a means of promoting it. The study addresses essential concepts and highlights how affection impacts the emotional development, learning process and socialization of students. The research adopts a qualitative approach, including a bibliographic review of renowned authors, such as Piaget, Paulo Freire and Vygotsky, reports based on a curricular internship in a public school. The study demonstrates that affection is fundamental in the teacher-student relationship, aiding in learning, socialization and the construction of affective and trusting bonds. It is crucial that teachers promote affection in their pedagogical practices, with the support of the state and the school, encouraging the participation of parents and guardians, to strengthen the school-family bond and promote affection among students, teachers and staff. The conclusion reinforces the importance of pedagogical practices that prioritize affection and the role of the teacher in this process, in addition to highlighting the need for family involvement and state support to ensure a more humanized and effective education.

Orientador(a)
Dr. Silva, Ricardo Augusto da.
Banca Examinadora
Dr. Araújo, Adelmo Fernandes.
Silva, Clesivaldo da .
Palavras-chave
Educação.
Prática pedagógica.
Afetividade.
Educação humanizada.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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