A importância da afetividade na educação: reflexões sobre a relação professor- aluno
A importância da afetividade na educação: reflexões sobre a relação professor-aluno
<wilgavioesdafiel@gmail.com>
A
afetividade é um elemento fundamental no ambiente educacional, impactando diretamente
o desenvolvimento emocional e comportamental dos alunos. Este trabalho de
conclusão de curso discute a importância da afetividade na educação, focando na
relação professor-aluno como meio de promovê-la. O estudo aborda conceitos
essenciais e destaca como a afetividade impacta o desenvolvimento emocional, o
processo de aprendizagem e a socialização dos alunos. A investigação adota uma
abordagem qualitativa, incluindo uma revisão bibliográfica de autores renomados,
como Piaget, Paulo Freire e Vygotsky, e relatos baseados no estágio curricular
em uma escola pública. O estudo demonstra que a afetividade é fundamental na
relação professor-aluno, auxiliando no aprendizado, na socialização e na
construção de laços afetivos e de confiança. É crucial que professores promovam
a afetividade em suas práticas pedagógicas, com o apoio do estado e da escola, incentivando
a participação dos pais e responsáveis, para fortalecer o vínculo escola- família
e promover a afetividade entre alunos, professores e funcionários. A conclusão reforça
a importância de práticas pedagógicas que priorizem a afetividade e o papel do
professor nesse processo, além de destacar a necessidade do envolvimento das famílias
e do apoio do estado para garantir uma educação mais humanizada e eficaz.
Affection
is a fundamental element in the educational environment, directly impacting the
emotional, behavioral development of students. This final paper discusses the importance
of affection in education, focusing on the teacher-student relationship as a means
of promoting it. The study addresses essential concepts and highlights how affection
impacts the emotional development, learning process and socialization of students.
The research adopts a qualitative approach, including a bibliographic review of
renowned authors, such as Piaget, Paulo Freire and Vygotsky, reports based on a
curricular internship in a public school. The study demonstrates that affection
is fundamental in the teacher-student relationship, aiding in learning,
socialization and the construction of affective and trusting bonds. It is
crucial that teachers promote affection in their pedagogical practices, with
the support of the state and the school, encouraging the participation of
parents and guardians, to strengthen the school-family bond and promote
affection among students, teachers and staff. The conclusion reinforces the
importance of pedagogical practices that prioritize affection and the role of
the teacher in this process, in addition to highlighting the need for family
involvement and state support to ensure a more humanized and effective
education.
Silva, Clesivaldo da .
Prática pedagógica.
Afetividade.
Educação humanizada.