Marcas de oralidade em produções escritas de alunos do 7º ano do Ensino fundamental

Marcas de oralidade em produções escritas de alunos do 7º ano do Ensino fundamental

Autor(a)
França, Iris Mileide Alves.
<irismileide773@gmail.com>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
27/11/2024
Curso/Outros
Letras - Língua Portuguesa
Número de folhas
18
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho investiga a influência da oralidade na escrita, com foco em textos produzidos por alunos do 7o ano do Ensino Fundamental em uma escola urbana de SãoSebastião, Alagoas. A fundamentação teórica apoia-se em autores como Bortoni-Ricardo, Godim e Benício (2010), Fávero, Andrade e Aquino (2012), Grunner (1967) e Marcuschi (1997). A pesquisa, de caráter qualitativo (Paiva, 2019), tem como principal objetivo identificar e analisar as marcas de oralidade mais recorrentes nos textos dos alunos. Para isso, foram examinados aspectos como traços de informalidade, implicitudes, repetições, hesitações, anacolutos, elipses, contingências, marcadores conversacionais e a coesão textual. Os resultados revelam uma influência significativa da fala cotidiana, evidenciada na predominância de características orais que, muitas vezes, afetam a qualidade dos textos. Conclui-se que, ao entender essa dinâmica, professores de Língua Portuguesa podem implementar intervenções pedagógicas eficazes que promovam o uso adequado da fala e da escrita. A análise sugere que reconhecer a presença da oralidade nas produções textuais é fundamental para a formação dos alunos, ressaltando a importância de estratégias pedagógicas que valorizem a interação entre essas modalidades no processo de ensino-aprendizagem.

Abstract

This study investigates the influence of orality on writing, focusing on texts produced by 7th-grade students in an urban school in São Sebastião, Alagoas. The theoretical foundation is supported by authors such as Bortoni-Ricardo, Godim, and Benício (2010), Fávero, Andrade, and Aquino (2012), Grunner (1967), and Marcuschi (1997). The research, of a qualitative nature (Paiva, 2019), primarily aims to identify and analyze the most recurring marks of orality in students' texts. To this end, aspects such as traits of informality, implicit meanings, repetitions, hesitations, anacoluthons, ellipses, contingencies, conversational markers, and textual cohesion were examined. The results reveal a significant influence of everyday speech, evidenced by the predominance of oral characteristics that often affect the quality of the texts. It is concluded that by understanding this dynamic, Portuguese language teachers can implement effective pedagogical interventions that promote the appropriate use of speech and writing. The analysis suggests that recognizing the presence of orality in written productions is essential for students' development, highlighting the importance of pedagogical strategies that value the interaction between these modalities in the teaching-learning process.

Orientador(a)
Dr.ª Oliveira, Eliane Vitorino de Moura.
Banca Examinadora
Ma. Rocha, Flávia Leônia Ferreira da.
Dr.ª Semczuc, Wellem Aparecida de Freitas.
Palavras-chave
Oralidade.
Linguística.
Produção textual .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
8.00.00.00-2 Linguística, letras e artes.
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