Neurofeedback como ferramenta de intervenção psicológica em crianças com déficit de atenção e_ou hiperatividade (TDAH): uma revisão integrativa

Neurofeedback como ferramenta de intervenção psicológica em crianças com déficit de atenção e_ou hiperatividade (TDAH): uma revisão integrativa

Autor(a)
Oliveira, Jacikelly de Barros.
<jacikellyboliveira@gmail.com>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
28/11/2024
Curso/Outros
Psicologia (U. E. Palmeira dos Índios)
Número de folhas
77
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento comum na infância, caracterizado por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade, que afetam o desenvolvimento acadêmico, profissional e social dos indivíduos. Embora o uso de psicofármacos tenha sido historicamente predominante no tratamento do TDAH, essas intervenções apresentam limitações, incluindo efeitos colaterais e a resistência de alguns pacientes ao uso de medicamentos. Nesse contexto, o neurofeedback tem emergido como uma alternativa promissora, buscando aprimorar o controle cognitivo e comportamental através do treinamento cerebral com feedback em tempo real das atividades elétricas do cérebro. Este estudo teve como objetivo geral analisar a eficácia do neurofeedback como intervenção psicológica no tratamento do TDAH em crianças. Foi realizada uma revisão integrativa, na qual, após a busca nos principais bancos de dados, foram selecionadas sete publicações para análise. Os resultados indicam que, apesar de algumas controvérsias, o neurofeedback é uma alternativa eficaz e viável para o tratamento do TDAH em crianças, especialmente em casos onde a intervenção medicamentosa não é adequada ou eficaz. Contudo, destaca-se a necessidade urgente de mais pesquisas no Brasil, para que essa terapia possa ser adaptada e aplicada de forma mais alinhada à realidade brasileira.

Abstract

Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a common neurodevelopment disorder in childhood, characterized by symptoms of inattention, hyperactivity and impulsivity, which affect the academic, professional and social development of individuals. Although the use of psychotropic drugs has historically been predominant in the treatment of ADHD, these interventions have limitations, including side effects and the resistance of some patients to the use of medications. In this context, neurofeedback has emerged as a promising alternative, seeking to improve cognitive and behavioral control through brain training with real-time feedback on the brain's electrical activities. This study aims to analyze the effectiveness of neurofeedback as a psychological intervention in the treatment of ADHD in children. An integrative review was carried out, in which, after searching the main databases, seven publications were selected for analysis. The results indicate that, despite some controversies, neurofeedback is an effective and viable alternative for treating ADHD in children, especially in cases where drug intervention is not adequate or effective. However, there is an urgent need for more research in Brazil, so that this therapy can be adapted and applied in a way that is more aligned with the Brazilian reality.

Orientador(a)
Ma. Magalhães, Caroline Cavalcanti Padilha.
Banca Examinadora
Esp. Lopes, Isabela Priscila Leal .
Esp. Souza, Marcus Antonio Medeiros de.
Palavras-chave
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Transtorno Mental Comum (TMC).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSPI.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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