A supervisão e orientação na formação docente: um estudo de caso no contexto da residência pedagógica - matemática na Educação básica
A supervisão e orientação na formação docente: um estudo de caso no contexto da residência pedagógica - matemática na Educação básica
<renan.rodrigues@arapiraca.ufal.br>
A formação docente é um campo de crescente interesse e investigação, especialmente no que diz respeito à atualização curricular, à adoção de práticas pedagógicas diversificadas e a outras questões correlatas. Nesse contexto, a supervisão e a orientação desempenham um papel crucial na capacitação de professores reflexivos e preparados. No âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP), essas práticas assumem ainda maior relevância, pois integram de forma direta a teoria e a prática, proporcionando uma experiência formativa rica e integrada. No caso específico da Matemática na Educação Básica, o PRP se destaca como uma oportunidade ímpar para os futuros professores desenvolverem competências essenciais para a prática docente, sob a orientação de supervisores experientes. Este trabalho tem como objetivo central analisar a contribuição do PRP para a formação inicial de professores, com enfoque na orientação dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e nas supervisões realizadas nos campos de estágio. Para alcançar esse objetivo, o estudo adota uma abordagem qualitativa, configurando-se como um estudo de caso. A principal ferramenta de coleta de dados foi um questionário elaborado e aplicado via Google Forms, destinado a residentes (estudantes de Matemática) e preceptores (professores e profissionais diretamente envolvidos na supervisão). O processo de coleta de dados incluiu o planejamento, a elaboração e a validação do questionário, que foi posteriormente enviado aos participantes com um prazo adequado para respostas, a fim de garantir uma alta taxa de participação. Os dados coletados foram analisados por meio de uma abordagem mista, combinando métodos quantitativos e qualitativos. É importante destacar as limitações do estudo, como a amostra restrita e específica, que pode dificultar a generalização dos resultados, além de possíveis vieses nas respostas, influenciados pelas experiências e percepções individuais dos participantes. Com base nas respostas de três preceptoras ao questionário do PRP 2022-2024, os resultados revelaram os seguintes dados: 33,3% das participantes estavam na faixa etária de 20 a 25 anos, enquanto 66,7% tinham entre 31 e 35 anos. Todas as preceptoras eram do gênero feminino. A análise das respostas dos residentes trouxe informações valiosas sobre o perfil e as percepções dos participantes. A maioria (52,9%) estava na faixa etária de 23 a 26 anos, seguida por 35,3% na faixa de 18 a 22 anos, indicando uma predominância de jovens, possivelmente recém-formados ou em fase final de formação acadêmica. Além disso, 70,6% eram do gênero feminino. Os resultados indicaram um alto nível de satisfação e engajamento dos residentes com a iniciativa pedagógica. A maioria dos participantes era jovem, feminina e bolsista, com significativa experiência prática. As reuniões, predominantemente realizadas de forma mista, foram amplamente valorizadas pelos residentes, que destacaram a importância do feedback e das intervenções das preceptoras para o desenvolvimento profissional. Por fim, as expectativas dos residentes em relação à imersão prática foram amplamente atendidas. Eles relataram sentir-se preparados para enfrentar os desafios futuros na prática pedagógica, evidenciando a eficácia do PRP na formação inicial de professores.
Teacher training is a field of growing interest and investigation, especially regarding curriculum updates, the adoption of diverse pedagogical practices, and other related issues. In this context, supervision and guidance play a crucial role in preparing reflective and skilled teachers. Within the Pedagogical Residency Program (PRP), these practices gain even greater relevance as they directly integrate theory and practice, providing a rich and integrated formative experience. Specifically, in Basic Education Mathematics, the PRP stands out as a unique opportunity for future teachers to develop essential teaching skills under the guidance of experienced supervisors. This study aims to analyze the contribution of the PRP to the initial training of teachers, focusing on the guidance provided to students of the Mathematics Degree program at the Federal University of Alagoas (UFAL) and the supervision conducted in internship fields. To achieve this goal, the study adopts a qualitative approach, configured as a case study. The main data collection tool was a questionnaire developed and applied via Google Forms, targeted at residents (Mathematics students) and preceptors (teachers and professionals directly involved in supervision). The data collection process included planning, drafting, and validating the questionnaire, which was subsequently sent to participants with an appropriate response period to ensure a high participation rate. The collected data were analyzed using a mixed approach, combining quantitative and qualitative methods. It is important to highlight the study’s limitations, such as the restricted and specific sample, which may hinder the generalization of results, as well as potential biases in participants' responses, influenced by their individual experiences and perceptions. Based on the responses of three preceptors to the 2022-2024 PRP questionnaire, the results revealed the following data: 33.3% of participants were aged 20 to 25, while 66.7% were between 31 and 35 years old. All preceptors were female. The analysis of residents' responses provided valuable insights into their profiles and perceptions. Most (52.9%) were aged 23 to 26, followed by 35.3% aged 18 to 22, indicating a predominance of young individuals, possibly recent graduates or in the final stages of their academic training. Additionally, 70.6% were female. The results indicated a high level of satisfaction and engagement among residents with the pedagogical initiative. Most participants were young, female, and scholarship holders, with significant practical experience. Meetings, predominantly conducted in a hybrid format, were highly valued by residents, who emphasized the importance of feedback and interventions from preceptors for their professional development. Finally, residents' expectations regarding the practical immersion were largely met. They reported feeling prepared to face future challenges in teaching practice, demonstrating the effectiveness of the PRP in initial teacher training.
Me. Porto, José Fábio Boia.
Esp. Sena, Thainnã Thatisuane Oliveira.
Residência pedagógica.
Supervisão pedagógica.
Orientação docente.
Pesquisa-ação.