Desigualdades estruturais e institucionalização infantojuvenil: uma análise interseccional em um serviço de abrigamento
Desigualdades estruturais e institucionalização infantojuvenil: uma análise interseccional em um serviço de abrigamento
<livia.nunes@arapiraca.ufal.br> Santos, Nathália de Almeida.
<nathalia.santos@arapiraca.ufal.br>
Esta pesquisa objetivou compreender as relações entre marcadores estruturais da diferença e processo de institucionalização de crianças e adolescentes em um serviço de acolhimento infantojuvenil, atendo-se a alguns aspectos históricos do processo de atribuição de direitos às crianças e adolescentes, bem como a manifestação das desigualdades sociais que atravessam o serviço de acolhimento. Para tanto, orientados por um viés interseccional, recorreu-se à análise de documentos a respeito dos abrigamentos realizados entre os anos de 2021 e 2024. Os resultados, apresentados sob a forma de categorias e narrativas analíticas, evidenciam a interseccionalidade nas vulnerabilidades de classe, gênero, raça e deficiência, revelando como múltiplas opressões estruturais impactam profundamente a vida de crianças e adolescentes acolhidos. Além disso, ressalta-se como a justaposição desses marcadores estruturais pode impactar o processo de institucionalização e seu desfecho. Por fim, evidencia-se a influência e a necessidade de políticas públicas e práticas psicológicas mais inclusivas.
This research aimed to understand the relationships between social markers of difference and the institutionalization process of children and adolescents in a child and youth shelter service. It focused on historical aspects of the process of attributing rights to children and adolescents, as well as the manifestation of social inequalities that permeate the shelter service. To this end, guided by an intersectional perspective, documents related to shelter cases between 2021 and 2024 were analyzed. The results, presented in the form of categories and analytical narratives, highlight the intersectionality of vulnerabilities related to class, gender, race, and disability, revealing how multiple structural oppressions profoundly impact the lives of sheltered children and adolescents. Moreover, the findings underscore how the overlap of these social markers can influence the institutionalization process and its outcomes. Finally, the study emphasizes the influence and necessity of more inclusive public policies and psychological practices.
Santos, Thainara Brito.
Juventude.
Problemas sociais.
Desigualdade social.