Um passeio pela Olímpiada Alagoana de Matemática: problemas de álgebra e aritmética

Um passeio pela Olímpiada Alagoana de Matemática: problemas de álgebra e aritmética

Autor(a)
Vieira, Weverton de Barros.
<wev2709@gmail.com>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
11/12/2024
Curso/Outros
Mestrado Prof. Mat. Rede Nac. (PROFMAT)
Número de folhas
67
Tipo
Dissertação
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

As olimpíadas de matemática assumem um papel marcante no ano letivo das escolas brasileiras. Existem diversas olimpíadas de matemática, desde internacionais, nacionais e regionais. Em Alagoas, a mais importante é a Olimpíada Alagoana de Matemática (OAM). Este trabalho apresenta um breve histórico do surgimento das olimpíadas de matemática no mundo e no Brasil e relata as origens da OAM. É apresentado como as olimpíadas de matemática são uma ferramenta para a utilização da metodologia de Resolução de Problemas, e é feita uma reflexão sobre possíveis fatores que impedem o uso de olimpíadas de matemática por parte de escolas e professores. Um estudo de caso da Olimpíada Cearense de Matemática relata o impacto positivo no ensino de matemática no estado do Ceará. Além disso, são discutidos alguns números estatísticos sobre as últimas edições da OAM e os desafios que eles evidenciam para suas futuras edições. Em seguida, são embasados alguns conceitos matemáticos básicos que são usados na solução de 25 problemas olímpicos nos campos da álgebra e aritmética de que já fizeram parte da OAM. Por fim, conclui-se a importância que uma competição como a OAM possui para a melhoria do ensino e aprendizagem de matemática no estado de Alagoas.

Abstract

Mathematics Olympiads play a significant role in the school year of Brazilian schools. There are several mathematics olympiads, from international, national and regional. In Alagoas, the most important is the Olympics Alagoana of Mathematics (OAM). This work presents a brief history of the emergence of mathematics olympiads in the world and in Brazil and reports the origins of OAM. It is presented how mathematics olympiads are a tool for using the Problem Solving methodology, and is a reflection was made on possible factors that prevent the use of Olympics mathematics by schools and teachers. A case study of the Olympics Cearense de Matemática reports the positive impact on mathematics teaching in state of Ceará. Furthermore, some statistical figures about the latest editions of OAM and the challenges they highlight for its future editions. Next, some basic mathematical concepts are based on are used to solve 25 Olympic problems in the fields of algebra and arithmetic idea that they have already passed th- rough the OAM. Finally, the importance of a competition like the OAM has to improve teaching and learning mathematics gem in the state of Alagoas.

Orientador(a)
Me. Silva, Eben Alves da.
Banca Examinadora
Dr.ª Rojas Arancibia, Jacqueline Fabiola.
Dr. Costa Filho, Wagner Oliveira.
Palavras-chave
Álgebra.
Matemática.
Resolução de problemas.
Aritmética.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
64
Observações


Não foi possível exibir o PDF