A educação enquanto instrumento da emancipação humana: desafios e limites para a classe trabalhadora

A educação enquanto instrumento da emancipação humana: desafios e limites para a classe trabalhadora

Autor(a)
Silva, Alayde Lethycia da.
<alayde.silva@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
12/11/2024
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
53
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

É necessário pensar e considerar a educação como crítica e emancipatória, como possibilidade de transformação da realidade. Essa transformação não só para o sujeito, mas para toda a sociedade. O presente trabalho busca fazer uma pesquisa bibliográfica que possui como objetivo identificar as possibilidades que a educação tem de ser instrumento transformador da classe trabalhadora. Para isso, a princípio buscaremos entender o conceito de educação, e qual sua utilidade para a formação e quais suas intenções. Também, será analisado o contexto em que a educação brasileira se insere hoje diante da crise estrutural do capitalismo e aponta-se os limites que a educação traz para evidenciar como a educação emancipatória pode garantir a transformação da realidade da classe trabalhadora, bem como a elevação da consciência da classe e assim emancipação econômica, cultural e política. Foi feito levantamento de teses e dissertações dos últimos 5 anos para observar sobre a educação bancária, educação emancipatória e classe trabalhadora. A partir das pesquisas foi possível concluir que apesar dos limites e da educação ter um sentido de ambiguidade, é possível pensar em meios para que esta torne-se instrumento de emancipação para a classe trabalhadora. Isto só será possível a partir do enfrentamento e superação da educação bancária e a transformação desta em meio para a compreensão de forma crítica da realidade, autonomia, coletividade e formação integral do sujeito para a vida em sociedade. 

Abstract

It is necessary to consider education as critical and emancipatory, as a means of transforming reality. This transformation applies not only to the individual but to society as a whole. This paper aims to conduct a bibliographic research with the goal of identifying the possibilities that education has to serve as a transformative tool for the working class. To do so, we will first seek to understand the concept of education, its purpose in shaping individuals, and its intentions. Additionally, we will analyze the context in which Brazilian education exists today in the face of the structural crisis of capitalism, highlighting the limitations of education in order to demonstrate how emancipatory education can ensure the transformation of the reality of the working class, as well as raise class consciousness, consequently leading to economic, cultural, and political emancipation. A review of theses and dissertations from the past five years was conducted to examine banking education, emancipatory education, and the working class. Based on the research, it was possible to conclude that, despite its limitations and inherent ambiguity, it is possible to conceive ways for education to become a tool for the emancipation of the working class. This will only be possible through the confrontation and overcoming of banking education, transforming it into a means for the critical understanding of reality, autonomy, collectivity, and the comprehensive development of individuals for life in society. 

Orientador(a)
Dr. Moreira, Luciano Accioly Lemos.
Banca Examinadora
Dr. Cavalcanti, Fillipe Manoel Santos.
Dr. Maceno, Talvanes Eugênio.
Palavras-chave
Educação.
Trabalhadores .
Educação bancária.
Educação emancipadora.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
90
Observações


Não foi possível exibir o PDF